- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Cineteatro Alba celebra 75 anos com Ana Moura e um regresso ao passado
Cineteatro Alba celebra 75 anos com Ana Moura e um regresso ao passado
área de conteúdos (não partilhada)Em fevereiro, o Cineteatro Alba celebra o seu 75.º aniversário com uma programação especial que inclui música, teatro, cinema, visitas performativas e um regresso a 1950, com a apresentação do filme “Inconquistáveis” (“Unconquered”), de Cecil B. DeMille, que integrou o programa inaugural do equipamento cultural.
O programa das celebrações começa a 6 de fevereiro com a peça “Concerto em Só”, onde uma orquestra se vê reduzida a um só elemento, que nem é bem músico. Dois dias depois, no sábado, é apresentado “La Jetée”, um filme concerto onde Filipe Melo e João Pereira recriam o universo sonoro da emblemática obra do realizador Chris Maker. A narração está a cargo da atriz Beatriz Batarda. Passando para a música, na noite de 13, há o café-concerto com João Couto e a 15 de fevereiro, Ana Moura regressa ao Cineteatro Alba com uma nova musicalidade, mais plural, que ficou bem espelhada no disco “Casa Guilhermina”. O concerto assinala ainda as comemorações dos 190 anos da Fundação do Concelho. No dia seguinte, pelas 18h00, será exibido o clássico de 1947, “Inconquistáveis”, com Gary Cooper e Paulette Goddard.
O teatro regressa a 22 de fevereiro com a comédia “Tenho um papel para ti”. Ana Guiomar, Sílvia Rizzo, Carlos M. Cunha e Eduardo Madeira são os atores que, apenas no próprio dia, terão acesso ao texto que deverão representar em palco. Como é que se irão safar?
Nas noites de 6, 13 e 20 de fevereiro, antes dos espetáculos no Café-Concerto, vão ser dinamizadas três visitas performativas – encenadas, musicadas e dançadas – que propõem um novo olhar e um roteiro criativo pelos diferentes espaços do Cineteatro Alba. Neste percurso, será ainda possível admirar os novos elementos da Exposição Permanente 1950 – 2025, que englobará momentos chave dos últimos 75 anos.
Um trimestre recheado com boas propostas
No primeiro trimestre de 2025, além do programa das comemorações dos 75 anos do Cineteatro Alba, o público pode contar com uma grande variedade de espetáculos contemplando as várias artes performativas. No circo contemporâneo, “Pay(i)sage(n)s”, de João Paulo Santos sobe ao palco da Sala Principal na noite de 25 de janeiro apresentando uma variação do mastro chinês em três quadros que contam a história do tempo que passa pelas paisagens.
Na música, os destaques vão para “Jazz’art com… Mário Laginha” a 30 de janeiro, onde os alunos da art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra irão atuar com um dos maiores nomes do jazz nacional, Mário Laginha. Mais um exemplo de colaboração artística será a 8 de março com a Orquestra Filarmonia das Beiras e os alunos dos Cursos Profissionais de Música Clássica da art’J apresentarem “Fantasia e Primavera”, uma ode à juventude. Num outro registo, o Cineteatro Alba recebe, a 15 de março, os Capitão Fausto, que trazem na bagagem o último trabalho discográfico “Subida Infinita”.
O Ciclo Bandas em Concerto prossegue no primeiro trimestre de 2025 com a Banda Recreativa União Pinheirense (26 de janeiro), Banda Velha União Sanjoanense (23 de fevereiro) e Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (9 de março). No Espaço Café-Concerto, os espetáculos mais intimistas serão com Susie Filipe – Em Tempo Real, na noite de 6 de março, e os Bastiskaf, a 20 de março.
No teatro, para o público familiar, destaca-se “Hansel e Gretel – A Casinha de Chocolate” a 22 de março, uma revisitação ao clássico dos irmãos Grimm, inserida na programação do Encontro Formativo “Para Além de Princesas e Dragões”. Ainda no âmbito deste encontro estará patente, entre 6 e 30 de março, a exposição de ilustração “Maria Remédio”. Ainda no teatro, a 27 de março, “Vida: Uma Aplicação” vai mergulhar na condição humana na era digital, uma produção da Jobra no âmbito do PANOS.
No cinema, o Cineteatro Alba dá início a um novo ciclo temático denominado “Comunidade”, que visa celebrar as diferentes culturas que coexistem na nossa sociedade, convidando à curiosidade e à aprendizagem do outro. O primeiro filme, a ser exibido a 30 de março, será a produção indiana “All you can imagine as light”, de Payal Kapadia.
Toda a programação do Cineteatro Alba pode ser consultada aqui. Bilhetes à venda em BOLonline.