-
Início
-
Municípios
-
Albergaria-a-Velha
- Assembleia Municipal celebra 25 de Abril com exposições no Cineteatro Alba
Assembleia Municipal celebra 25 de Abril com exposições no Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha inaugurou cinco exposições no Cineteatro Alba, que podem ser visitadas até ao dia 1 de junho. Além da temática da Revolução dos Cravos, vivida no país e no Concelho, há ainda duas mostras a realçar os encantos de Angeja, a freguesia parceira das celebrações em 2025.
“Albergaria em Tempos de Abril”, de autoria de Mário Branco, Presidente da Assembleia Municipal, pretende mostrar o Estado Novo e as suas especificidades, bem como apresentar iconograficamente como os Albergarienses viviam, ou melhor sobreviviam, nos tempos de ditadura e como viveram o 25 de Abril. Já em “O Legado de um Cravo”, o visitante faz uma viagem pela História de Portugal do século XX, compreendendo o período entre a instauração da ditadura até à Constituição de 1976. Uma criação Museu do Aljube Resistência e Liberdade, Alumira, Centro de Documentação 25 de Abril e Rebobinar.
Na freguesia de Angeja também há memórias da Revolução, aqui apresentadas pela designer Constança Guerra. “Abril em Angeja” expõe composições gráficas e documentos históricos que abordam este marco nacional e a sua relevância na freguesia, refletindo a ligação pessoal da autora, sobrinha de um Capitão de Abril.
Sob o título “Angeja de Ontem e de Hoje”, os angejenses António Oliveira e Paulo Tanoeiro representam a sua freguesia com o recurso à Arte. Através da fotografia, António Oliveira foca-se na biodiversidade e riqueza natural do Baixo Vouga. Já Paulo Tanoeiro apresenta desenhos e pinturas que destacam ambientes urbanos, monumentos icónicos e mitologia, utilizando técnicas que evocam gravuras clássicas.
Mário Branco, Presidente da Assembleia Municipal, considera que “nestes tempos de incerteza em que parece emergir o estabelecimento de uma nova ordem mundial, é necessário comemorar Abril e os seus valores.” Sendo os desígnios de uma Sociedade de Abril a Paz, Solidariedade, Tolerância, Inclusão, Igualdade, Liberdade e Respeito, Mário Branco defende que se deve “comemorar Abril em grande comunhão e abrangência, para que os seus valores se sobreponham, sempre e para sempre, e impeçam esta maléfica descaracterização do que deve ser a Humanidade.”
As exposições podem ser visitadas durante o horário normal de funcionamento do Cineteatro Alba:
Quinta-feira: 20h00 - 23h00
Sexta-feira: 20h00 – 23h00 (em dias de programação)
Sábado: 17h00 – 19h00 / 20h00 – 23h00