- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Projeto Ler+ em Família ultrapassa as 11 mil requisições
Projeto Ler+ em Família ultrapassa as 11 mil requisições
área de conteúdos (não partilhada)O projeto Ler+ em Família, uma iniciativa que visa promover a leitura em ambiente familiar, totalizou 11 001 requisições no ano letivo passado. Ao todo, a Biblioteca Municipal colocou a circular pelas salas/turmas 2825 livros, distribuídos por 33 Sacolas O Livro Mágico (pré-escolar) e 50 Baús dos Livros (1.º Ciclo).
No início de cada ano letivo, a Biblioteca Municipal entrega nos jardins-de-infância e escolas do 1.º CEB uma sacola ou um baú com um conjunto de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, que podem ser requisitados pelas crianças para levarem para casa. Todos os trimestres, os livros são substituídos por outros títulos, mas o professor e educador podem pedir a permanência ou renovação de alguns livros se tal for pertinente. Podem ainda requisitar uma obra que não está contemplada no projeto para trabalhar determinada temática com os mais novos. No ano passado, foram alocadas 4011 obras ao projeto, com 963 títulos diferentes.
Desde a abertura da nova Biblioteca Municipal em 2013, o projeto Ler+ em Família tem registado uma evolução positiva, quer em termos de requisições, quer em termos de variedade de títulos disponíveis. No ano letivo 2013/2014, houve 4160 requisições nas 80 salas/turmas do Concelho, com as sacolas e os baús a incluírem 335 títulos diferentes. Passados cinco anos, o número de requisições aumentou 64 por cento e a variedade de títulos para leitura quase triplicou.
No ano letivo 2018/2019 a Biblioteca Municipal vai distribuir 32 Sacolas O Livro Mágico e 49 Baús dos Livros, abrangendo cerca de 1582 crianças. Vão ser colocados a circular pelas salas/turmas 2760 livros, com 972 títulos diferentes. Estão alocados 4006 obras ao projeto, o que permite variar os livros ao longo do ano e adequar a oferta às especificidades dos jardins-de-infância e escolas.