- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Educadoras de Infância de Albergaria-a-Velha entram no mundo dos robôs
Educadoras de Infância de Albergaria-a-Velha entram no mundo dos robôs
área de conteúdos (não partilhada)Cerca de 300 crianças dos jardins-de-infância da rede pública do Concelho de Albergaria-a-Velha vão ter um “colega” especial este ano letivo – o Doc Robô, um boneco que desempenha diferentes tarefas conforme as instruções introduzidas. De forma a preparar os mais novos para os desafios da Robótica e do pensamento computacional, 19 Educadoras de Infância iniciaram a 6 de setembro, na Biblioteca Municipal, a formação Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagens de Programação.
Com uma duração de 25 horas em regime de b-learning (sessões presenciais e à distância), a ação visa proporcionar às Educadoras de Infância a aquisição de competências para melhor integrarem as tecnologias e abordarem a aprendizagem de programação nas atividades dos jardins-de-infância.
Com a chegada do Doc Robô às salas, as crianças vão ter de saber fundamentos básicos de programação para interagir com o boneco. Uma simples instrução, como ir por um determinado caminho sem chocar num obstáculo, vai exigir que a criança aprende a organizar as ideias e a estruturá-las para que o Doc Robô seja bem-sucedido na tarefa. A Câmara Municipal vai adquirir 17 robôs, um por cada sala da rede pública.
O objetivo da Câmara Municipal com a introdução do projeto Kids Media Lab não é criar programadores em idade precoce. O importante, para a Autarquia, é preparar as crianças para a sua vida futura, tendo em conta que as tecnologias assumem um papel cada vez mais preponderante na sociedade.