- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Agenda Municipal de Educação apresenta cerca de 70 atividades para todos os níveis de ensino
Agenda Municipal de Educação apresenta cerca de 70 atividades para todos os níveis de ensino
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha apresentou oficialmente, no sábado, a Agenda Municipal de Educação 2018/2019, um guia que reúne o conjunto de atividades de complemento letivo, enriquecimento curricular e apoio à família promovido pela autarquia. Dirigida a diferentes níveis e ciclos de ensino, a edição deste ano letivo apresenta 69 iniciativas, que envolvem mais de 3500 estudantes e crianças do pré-escolar.
“A educação é determinante no desenvolvimento de uma sociedade, é a base, mas não é a responsabilidade de uns ou de outros, é de todos”, frisou Catarina Mendes, Vereadora da Educação, na apresentação pública da Agenda Municipal de Educação, que decorreu nas V Jornadas do Professor. Indo para além da responsabilidade e das competências que lhe estão atribuídas, a Autarquia Albergariense quer atuar em mais áreas “complementando a oferta escolar, provocando e agitando públicos, despertando a curiosidade, o sentido artístico, a aptidão física, enfim, a alegria de aprender, conhecer e participar”, realça Catarina Mendes.
Teatro, Música, Alimentação Saudável, Leitura, Desporto, Ambiente, Cidadania, Empreendedorismo ou Ciência são algumas das áreas que integram a agenda. Para além de projetos de introdução das novas tecnologias no pré-escolar e 1.º Ciclo – Kids Media Lab e Portable Learning Labs – a agenda conta com diversas novidades este ano letivo, como o desenvolvimento de atividades no âmbito do Plano Nacional do Cinema, visitas ao Novo Mercado Municipal – A Praça, sessões de Desporto Adaptado, campanhas de redução e separação de resíduos urbanos, Programa Operacional Pedalar (promoção da utilização da bicicleta) ou a escrita criativa integrada no projeto solidário Histórias da Ajudaris.
As iniciativas presentes na Agenda Municipal de Educação são de caráter facultativo, cabendo aos educadores e professores selecionarem aquelas que mais se adequam ao seu grupo e turma. Catarina Mendes salienta que as atividades são fruto da articulação e avaliação conjunta com os Agrupamentos de Escolas, apresentando-se, assim, como uma mais-valia para o Projeto Educativo da comunidade.