- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergarienses constroem instrumentos utópicos no Festival MI
Albergarienses constroem instrumentos utópicos no Festival MI
área de conteúdos (não partilhada)O SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria-a-Velha organiza no dia 9 de novembro, das 18h00 às 21h00, a oficina Atlas de Instrumentos Utópicos – Sonoscopia, no Cineteatro Alba. A ação, de participação gratuita, está inserida no MI – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha e é dinamizada por Gustavo Costa.
O Atlas de Instrumentos Utópicos é um conjunto de instrumentos, fontes sonoras e dispositivos electroacústicos que têm como ponto comum a mediação entre as novas possibilidades de composição electroacústica e a performance musical. Englobam vários geradores de som produzidos no âmbito das criações da Sonoscopia, sofrendo posteriormente um processo de reflexão teórica. Este processo de análise e reflexão permite assim desenvolver novos dispositivos sonoros de uma forma mais estruturada, dissecando e aperfeiçoando o ciclo entre instrumento musical / composição / execução instrumental que é comum a quase todos os instrumentos musicais.
Na oficina, são os próprios participantes que constroem os seus instrumentos, que ficam depois ao seu dispor para aperfeiçoamento das suas técnicas de execução instrumental e de criação musical a solo ou em ensembles de instrumentos utópicos.
Atlas de Instrumentos Utópicos – Sonoscopia é dirigida a docentes de música, educadores, profissionais de serviços educativos e outras áreas performativas. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória para sac@cm-albergaria.pt. As 10 vagas existentes são preenchidas por ordem de chegada.