- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Jovens Albergarienses refletem sobre a Carta Universal dos Direitos Humanos
Jovens Albergarienses refletem sobre a Carta Universal dos Direitos Humanos
área de conteúdos (não partilhada)Uma equipa de formadores do Conselho Nacional da Juventude dinamizou na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha duas sessões de reflexão sobre a temática dos direitos humanos com vista à preparação do Encontro Nacional da Juventude, a decorrer em dezembro em Cascais. Nas sessões, que decorreram a 14 de novembro, participaram cerca de 50 estudantes do 12.º ano e docentes da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e do Colégio de Albergaria.
No ano em que a Carta Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, o objetivo das sessões em Albergaria-a-Velha foi colocar os jovens a pensar neste importante documento e interrogá-los sobre os direitos que gostariam de incluir, se a carta fosse reescrita hoje. Ao longo de três horas, os estudantes participantes puderam conhecer melhor a Carta Universal dos Direitos Humanos, o contexto em que ela foi assinada, os direitos nela consagrados, bem como a sua importância para a paz e a Coesão Social.
Catarina Mendes, Vereadora da Educação, afirmou que a participação dos jovens nestas ações é um ato de cidadania, pois podem partilhar ideias e refletir sobre assuntos que são relevantes. A autarca salientou que “o Município dá voz aos jovens” e, como tal, devem transmitir-lhes as suas preocupações e desejos, para que se possam desenvolver atividades que vão de encontro às expetativas dos mais novos.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, reafirmou a importância da participação juvenil na comunidade e desafiou os presentes a desenvolverem a sua “marca interior”, o seu valor para puderam atrair mais jovens para as boas causas e transformar a sociedade.