- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha participa em projeto regional de recolha de tradições
Albergaria-a-Velha participa em projeto regional de recolha de tradições
área de conteúdos (não partilhada)O Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha está a colaborar no projeto regional Aveiro e Albergaria ligados pela Ria, coordenado por investigadores do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. O projeto, que partiu da iniciativa do Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, foi um dos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Portugal, realizado a nível nacional, em 2017.
Aveiro e Albergaria ligados pela Ria visa fazer o levantamento exaustivo das tradições socioculturais dos concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha. Esta informação detalhada será posteriormente disponibilizada às associações culturais, enriquecendo o seu espólio e permitindo um melhor trabalho de promoção das memórias e costumes junto das populações e turistas.
O Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha e o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas assumem-se como “perpetuadores de tradições”, um papel central na manutenção e consolidação das tradições relacionadas com as festas, sons e trajes. A sua ação passa pela recolha e promoção etnográfica, num esforço de continuidade e preservação.
O Município de Albergaria-a-Velha tem apoiado o projeto em termos logísticos e de cedência de materiais. “É um projeto pioneiro, que vai ser alargado a outras regiões do País”, refere Delfim Bismarck, Vereador da Cultura. Para o autarca, estamos perante um trabalho bastante abrangente a nível cultural e etnográfico, na medida em que contempla manifestações festivas, sons e trajes. “Em boa hora Albergaria-a-Velha se associou ao projeto”, salienta.
Aveiro e Albergaria ligados pela Ria conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura e da Direção Regional de Cultura do Centro.