- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Figuras históricas de Albergaria-a-Velha regressam do passado para um encontro no Cineteatro Alba
Figuras históricas de Albergaria-a-Velha regressam do passado para um encontro no Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)O que diriam D. Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, o Comendador Augusto Martins Pereira, empresário e filantropo, e João Ferreira Júnior, herói e mártir na luta contra o Absolutismo, se se encontrassem, hoje, num programa de entrevistas? É este o ponto de partida do Encontro Imaginário de Albergaria, uma encenação a ter lugar no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba a 17 de janeiro, pelas 22h00. A entrada é livre.
Encontro Imaginário de Albergaria é uma edição especial do projeto Encontros Imaginários, concebido por Hélder Costa, encenador, ator e dramaturgo. As várias sessões levadas à cena no teatro A Barraca, em Lisboa, têm resgatado do passado importantes personagens da História, colocando as suas ideias em confronto, com um toque de humor.
Na edição especial no Cineteatro Alba, com texto de Hélder Costa, as três figuras históricas vão ser interpretadas por Albergarienses – Ana Paula Aidos (D. Teresa de Leão), Zé Lu (Comendador Augusto Martins Pereira) e José Rui Branco (João Ferreira Júnior).
Encontro Imaginário de Albergaria pretende demonstrar que a aprendizagem e a descoberta da História local podem ser lúdicas, agradáveis e de dimensão popular. De acordo com a produção “é ser culto, sem ser elitista e popular, sem ser populista”.