- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Festival Risorius traz os “ministros” do Governo Sombra ao palco do Cineteatro Alba
Festival Risorius traz os “ministros” do Governo Sombra ao palco do Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)Os “ministros” que fazem a diferença – João Miguel Tavares, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira, moderados por Carlos Vaz Marques – vão reunir o seu Governo Sombra em Albergaria-a-Velha no Festival Risorius, a ter lugar entre 24 e 27 de janeiro, com Warm Up nos dias 18 e 19. A sétima edição do Festival de Humor e Arte vai incluir conversas, teatro, stand-up comedy, apresentação de livros, exposições e cinema, com grandes nomes do humor nacional – Nuno Markl, Diogo Faro, Guilherme Duarte, Jel, Jovem Conservador de Direita, entre outros.
Em jeito de “aquecimento” para o Risorius, o programa de entrevistas Prova Oral, conduzido por Fernando Alvim, faz uma emissão em direto do palco do Cineteatro Alba no dia 18, pelas 19h00. A seguir, pelas 21h30, o Jovem Conservador de Direita vai ensinar o público a ocupar os seus tempos livres da forma menos penosa possível em Entretenimento com o Doutor. No dia seguinte, sábado, o humorista Carlos Vidal conduz uma sessão especial de Isto Tudo Para Dizer O Quê? com um dos mais internacionais atores portugueses – Pêpê Rapazote.
Ivo Canelas dá o arranque oficial do Festival Risorius com o monólogo intimista Todas as Coisas Maravilhosas, a adaptação portuguesa do espetáculo de sucesso escrito por Duncan Macmillan, estreado no Fringe Festival, em Edimburgo. A peça, que é um hino à vida contra a depressão, desafia o ator a partilhar o palco com o público na noite de 24 de janeiro (21h30). Na sexta-feira, 25, também pelas 21h30, o Governo Sombra vai manter a promessa que continuamente faz aos seus “eleitores” – analisar de forma acutilante os assuntos do momento, sempre com humor à mistura. Após a reunião dos “ministros”, Nuno Markl e Marisa Silva apresentam Páginas de Livros Infantis Rejeitadas, numa mostra de ilustração, que vai estar patente ao público na Sala de Exposições até final de março.
O fim de semana do Risorius começa na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, às 16h00, com a apresentação do livro Ainda Bem Que Ficou Desse Lado, de Pedro Boucherie Mendes. Séries de TV icónicas, a medição de audiências ou a morte da televisão “clássica” são alguns dos temas abordados na obra, que inclui ilustrações de André Carrilho. Uma seleção dessas ilustrações vai estar exposta no equipamento cultural, numa mostra a ser inaugurada pelas 17h00 e patente até ao dia 28 de fevereiro.
À noite regressa-se ao Cineteatro Alba para uma noite de puro stand-up comedy, com alguns convidados em estreia absoluta na sala de espetáculos do Concelho. Assim, a acompanhar o Albergariense Carlos Vidal, estarão Diogo Faro, Guilherme Duarte, Jel (Homens da Luta) e Nel Monteiro, que sai da sua “zona de conforto” na música para um registo diferente. A encerrar o Risorius – 7.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha, uma sessão de cinema com Parque Mayer no domingo, pelas 18h00. Uma hora antes, o público pode participar numa conversa com Tiago R. Santos, argumentista do filme, e com o ator Jorge Vaz Gomes.
O passe geral, que dá acesso a todos os espetáculos do festival, tem o preço de 22 euros. Os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 podem adquirir o passe por 15 euros. Para quem quiser ver só determinados espetáculos, os preços dos bilhetes variam entre os dois e os dez euros.