- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Atletas Albergarienses de Desporto Adaptado com bons resultados em Ovar
Atletas Albergarienses de Desporto Adaptado com bons resultados em Ovar
área de conteúdos (não partilhada)Seis atletas de desporto adaptado da Equipa APPACDM de Albergaria-a-Velha participaram, no dia 16 de janeiro, no 16.º Encontro de Atividades Aquáticas "Cidade de Ovar", organizado pela ANDDI – Portugal, Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual. Constituído por 17 provas, o evento contou com a participação de equipas de todo o País, que mostraram que o desporto é uma atividade verdadeiramente inclusiva.
Norvinda Tavares, Maria João Barros, Sandra Aguiar, Maria Arrojado, Karine Galvão e João Soares representaram Albergaria-a-Velha nas provas, tendo obtido boas classificações. Norvinda Tavares obteve um 2.º lugar nos 25 m e nos 50 m Livres Femininos – Sénior, a mesma classificação que João Soares obteve nos 25 m Livres Masculinos – Autismo. O atleta conseguiu também um 3.º lugar nos 25 m Costas Masculinos – Autismo. Na prova dos 25 m Livres Femininos – Master, três Albergarienses foram distinguidas: Maria João Barros (1.º lugar), Sandra Aguiar (3.º lugar) e Maria Arrojado (7.º lugar). Finalmente destaca-se a participação de Karine Galvão na atividade adaptada 25 m Costas, uma prova sem classificação nem contagem de tempo.
Este foi o segundo torneio de natação onde participaram atletas de desporto adaptado de Albergaria-a-Velha, tendo a estreia decorrido em novembro do ano passado, num evento aquático em S. João de Madeira. Ainda este mês, dois atletas marcaram presença no 26.º Grande Prémio dos Reis - Matosinhos, uma prova na área do atletismo.
Em maio de 2018, o Município assinou um protocolo com a APPACDM de Albergaria-a-Velha com vista a promover a prática desportiva, na sua vertente adaptada, junto das pessoas com deficiência ou incapacidade. Desde então têm sido desenvolvidas aulas de natação, boccia e atletismo nos equipamentos municipais, não só com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, mas também para motivar e preparar os alunos para a competição desportiva. Atualmente, o projeto conta com 35 praticantes nas diferentes modalidades.