- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município organiza formação sobre Intervenção Snoezelen
Município organiza formação sobre Intervenção Snoezelen
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Albergaria-a-Velha está a dinamizar a ação de formação Intervenção Snoezelen – Teoria e Prática da Estimulação Sensorial e Metodologias Práticas de Intervenção Snoezelen nas Necessidades Educativas Especiais. A primeira sessão decorreu no dia 2 de fevereiro e contou com 19 participantes, a sua maioria ligados à área do Ensino.
Com um total de 18 horas, a ação decorre nos dias 2 e 16 de fevereiro e é orientada por Sofia Isabel Catraio Costa, Psicóloga Clínica e de Saúde. Durante a manhã, as sessões teóricas têm lugar na Biblioteca Municipal e, à tarde, desenvolve-se a parte prática na Sala Snoezelen, a funcionar nas instalações da Misericórdia de Albergaria-a-Velha.
Na primeira sessão foram abordados os princípios orientadores da Intervenção Multisensorial Snoezelen, as várias investigações que corroboram a importância da Intervenção Snoezelen nas necessidades educativas especiais, bem como identificados os equipamentos principais, entre outros assuntos. À tarde, foi efetuada uma visita à Sala Snoezelen e os participantes puderam conhecer exemplos de atividades de estimulação cognitiva, afetiva, física e motora que podem ser desenvolvidas nas instalações.
No dia 16, vão-se abordar as problemáticas da ansiedade e da depressão, a importância do relaxamento psicomotor e os princípios fundamentais para a elaboração de um Plano de Intervenção Snoezelen. Os participantes vão desenvolver e implementar o seu próprio plano de intervenção durante a sessão prática da tarde.
As Salas Snoezelen e de Integração Sensorial, inauguradas em 2015, fazem parte do projeto municipal Incluir+ e constituem uma resposta individual e eficaz às necessidades dos munícipes portadores de deficiência ou incapacidade e/ou problemas sensoriais ou do foro neurológico, contribuindo para o pleno desenvolvimento bio-psico-social e consequentemente para a inclusão social. No ano letivo 2017/2018, realizaram-se 2264 sessões e foram acompanhados um total de 52 utentes.