- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Câmara Municipal atribuiu quatro Medalhas de Mérito Municipal no Dia do Município
Câmara Municipal atribuiu quatro Medalhas de Mérito Municipal no Dia do Município
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito das comemorações dos 184 anos do Concelho de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal atribuiu quatro Medalhas de Mérito Municipal, numa cerimónia que teve lugar no Edifício dos Paços do Município, na tarde 16 de fevereiro.
Com a Medalha de Grau Ouro, o Município distinguiu as empresas DURIT – Metalurgia Portuguesa do Tungsténio, Lda. e a Unimadeiras – Produção Comércio e Exploração Florestal, S.A., que têm desempenhado um papel fundamental na dinamização da economia local. Com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata foi distinguido Mário Vidal da Silva, antigo empresário, que desempenhou diversos cargos autárquicos e foi um elemento ativo no associativismo local. Finalmente, com o Grau Cobre, foi reconhecido o Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo, uma coletividade que em 2019 comemora o 30.º aniversário.
Para António Loureiro, Presidente do Município, comemorar a data de criação do Concelho “é um ato de reconhecimento da História do País, do valor cultural de Albergaria-a-Velha e da ímpar importância do trabalho da nossa comunidade e de todos quantos se dedicaram ao governo deste Concelho”. O autarca referiu a importância das empresas na criação de riqueza e prosperidade no território e destacou alguns números positivos, como o volume de negócios superior a 1050 milhões de euros em 2017, um valor de exportações superior a 400 milhões de euros ou a criação de emprego, que tem levado a uma diminuição constante do número de desempregados em Albergaria-a-Velha. Por estas razões, António Loureiro considera pertinente homenagear empresas dinâmicas do Concelho, como a DURIT ou a Unimadeiras.
No entanto, “o ativo mais importante que Albergaria tem são as pessoas” e, como tal, o Presidente da Autarquia destacou também o trabalho meritório do Grupo Desportivo e Recreativo de Soutelo, nomeadamente no que diz respeito à formação das camadas mais jovens da população, e do albergariense Mário Vidal da Silva, antigo empresário, autarca e membro ativo no associativismo local.
Mário Branco, Presidente da Assembleia Municipal, também salientou a importância do fator humano no desenvolvimento do Concelho. “Esta homenagem que o Município leva a efeito é uma homenagem a pessoas”, na medida em que as coletividades ou as empresas são a imagem da sensibilidade, do arrojo, do saber e da resiliência das pessoas que as criaram e das que lhes dão continuidade, em prol de uma melhor qualidade de vida em Albergaria. “Estão de parabéns os homenageados a quem é reconhecida a vida ou o serviço e está de parabéns a Câmara Municipal por promover esta justa homenagem e permitir o reconhecimento público do Concelho a estes cidadãos, empresas e coletividades”, concluiu.