- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Seniores Albergarienses testam novo serviço tecnológico desenvolvido pela Universidade de Aveiro
Seniores Albergarienses testam novo serviço tecnológico desenvolvido pela Universidade de Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)Um grupo de 12 seniores do Programa Idade Maior do Município de Albergaria-a-Velha foi convidado para testar uma nova aplicação tecnológica desenvolvida pela Universidade de Aveiro no âmbito do projeto VoluntAge4Seniors.
Nos dias 19 e 26 de fevereiro, os Albergarienses dirigiram-se ao campus universitário onde, além de experimentarem e darem a sua opinião sobre a nova aplicação, participaram em jogos de estimulação cognitiva e visitaram alguns dos espaços mais emblemáticos da instituição, como a biblioteca desenhada por Álvaro Siza Vieira. Os seniores gostaram bastante da experiência e surpreenderam a equipa de investigadores com o seu nível de literacia digital. O Programa Idade Maior disponibiliza, de forma regular, várias oficinas de informática à população idosa do Concelho, o que torna os seniores Albergarienses mais sensíveis às novas tecnologias e melhor preparados para experimentar novas soluções em estudo.
O projeto VoluntAge4Seniors visa desenvolver um serviço/ aplicação em que, através do recurso à televisão, os seniores podem solicitar a ajuda de um voluntário em tarefas simples, como um pequeno arranjo doméstico ou uma ida ao supermercado. Para facilitar esta tarefa, os pedidos podem ser feitos através de voz. O serviço disponibiliza ainda uma plataforma web onde estão agregadas as entidades que prestam serviços de voluntariado e que permite que o processo de aceitação de um pedido decorra de forma rápida e tendo em conta as áreas de interesse e disponibilidade dos voluntários.
A equipa do projeto VoluntAge4Seniors é composta por elementos da ESTGA/DECA/Digimedia da Universidade de Aveiro, em parceria com a Associação Nacional de Gerontólogos, sendo financiada pela Altice@Labs.