- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Digressão O Poder da Colaboração fez primeira paragem em Albergaria-a-Velha
Digressão O Poder da Colaboração fez primeira paragem em Albergaria-a-Velha
área de conteúdos (não partilhada)“O que seria a nossa vida sem a colaboração? Seria uma estagnação de desenvolvimento, seriam mais muros e menos partilha”, refletiu António Loureiro, Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, no evento O Poder da Colaboração – Infância e Juventude, que decorreu ontem no Cineteatro Alba.
Perante uma plateia com mais de 100 pessoas de vários concelhos do País, o autarca realçou a importância de celebrar o Ano Nacional da Colaboração e mobilizar a comunidade para a resolução dos problemas e desafios em conjunto. “A colaboração é uma ação de cidadania, um desenvolvimento seguro e um caminho para a paz; todos devemos envolver-nos na construção de um benefício coletivo”, afirmou António Loureiro.
Promovido pelo Govint – Forum para a Governação Integrada, o ciclo de eventos O Poder da Colaboração vai percorrer todos os distritos de Portugal durante o ano de 2019, promovendo momentos de encontro onde se partilham boas práticas colaborativas desenvolvidas em associações, escolas, bairros e outros locais onde as pessoas se juntaram para desenvolver algo extraordinário. Após o arranque em Lisboa, Albergaria-a-Velha foi a primeira paragem na digressão nacional do evento, estando já previstas novas edições em Odemira e Gaia.
“Colaborar exige ir além dos egoísmos e dos nossos egos, para que possamos ter uma visão e ação partilhadas”, afirmou Rui Marques, Coordenador Executivo do Forum para a Governação Integrada. Praticando o “exercício contínuo de descontaminar o olhar”, Rui Marques defende que as pessoas devem aprender umas com as outras, inspirar-se no que que está a acontecer de positivo à sua volta e “fazer caminho juntas”.
Ao longo da tarde, foram apresentadas, no palco do Cineteatro Alba, boas práticas colaborativas nas áreas da inclusão social, ambiente, cultura e proteção de crianças. Desde a promoção de competências parentais, à criação de programas artísticos com a população local, da recuperação de espaços públicos negligenciados com habitantes de bairros sociais à integração de pessoas com deficiência em projetos agrícolas, foram várias as vozes a querer inspirar o público a fazer mais na sua comunidade. No final, houve ainda tempo para as pessoas da plateia partilharem as suas ideias e propostas num pitch de três minutos. O evento encerrou com um lanche oferecido por padarias e pastelarias do Concelho, contagiadas também pelo espírito colaborativo.
Em Albergaria-a-Velha, o evento O Poder da Colaboração – Infância e Juventude resultou de uma parceria entre o Município, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albergaria-a-Velha e o Forum para a Governação Integrada.