- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recorda o “telefone sem fio”
Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recorda o “telefone sem fio”
área de conteúdos (não partilhada)Já alguma vez jogaram ao “telefone sem fio”? Com esta pergunta, a ilustradora Yara Kono recorda um dos mais populares jogos infantis de antigamente num livro com o mesmo nome. As imagens que compõem a obra estão em exposição na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha durante o mês de março.
No jogo “telefone sem fio”, o primeiro jogador segreda uma frase ao ouvido do segundo, que a segreda ao terceiro, que passa a palavra ao quarto e assim por aí fora… até a frase dar três voltas ao mundo. Ao longo do percurso, as palavras são comidas, trocadas, mastigadas, acrescentadas, inventadas… até ao limite da imaginação. Nas 17 imagens que compõem a mostra, as pessoas podem acompanhar todo o processo e divertir-se como nos tempos de criança.
Yara Kono é ilustradora e designer gráfica, natural de S. Paulo, Brasil. Estudou Farmácia Bioquímica na Universidade Estadual Paulista (UNESP), mas já nas aulas de Citologia os seus desenhos eram os mais populares. Durante o curso, estagiou numa agência de publicidade e a ideia de seguir outro caminho que não o farmacêutico, talvez tenha nascido aí. Estudou Design e Comunicação na Escola Panamericana de Arte e foi bolseira no Centro de Design de Yamanashi, no Japão.
Hoje vive em Portugal e desde 2004 faz parte da equipa do Planeta Tangerina. Venceu o Prémio Nacional de Ilustração em 2010 e o Prémio Bissaya Barreto em 2016. Entre as menções e seleções, destacam-se o Prémio Compostela, Nami Concours (Coreia do Sul) e Bologna Illustrators Exhibition. Gosta de caminhar, cozinhar para os amigos e desenhar elefantes.