- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Tarde de ópera no Cineteatro Alba com a Orquestra Filarmonia das Beiras
Tarde de ópera no Cineteatro Alba com a Orquestra Filarmonia das Beiras
área de conteúdos (não partilhada)Uma criada mandona que ambiciona casar com o senhor da casa. Este é o tema da obra La Serva Padrona que a Orquestra Filarmonia das Beiras vai interpretar no tradicional Concerto de Família, a ter lugar a 17 de março, pelas 17h00, no Cineteatro Alba. A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.
La Serva Padrona - A Criada Patroa, em português - é um intermezzo (mini ópera) composta por Giovanni Battista Pergolesi no século XVIII. A história gira à volta de Serpina, que trabalha e vive na casa de Uberto, seu patrão, que a criou desde pequena. Já mulher, a empregada está decidida a conquistar o coração de Uberto e, assim, passar a ser a patroa da casa. Construindo mil e uma artimanhas, com a ajuda do criado Vespone, que é mudo, Serpina acaba por conquistar o amor de Uberto.
Antes do Concerto de Família, as cerca de 900 crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho estão, hoje e amanhã, a familiarizar-se com o espetáculo no âmbito do Projeto Música na Escola. No palco do Cineteatro Alba, a Orquestra Filarmonia da Beiras interpreta excertos da obra e um animador orienta os alunos e as alunas pelas particularidades do intermezzo, desde os instrumentos tocados ao tipo de vozes das personagens. O objetivo é levar as crianças a assumirem o papel de guias da família no domingo, partilhando conhecimentos e desfrutando do prazer de ouvir música clássica.