- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha volta a ser a capital do pão
Albergaria-a-Velha volta a ser a capital do pão
área de conteúdos (não partilhada)O Festival Pão de Portugal está de regresso à Quinta da Boa Vista/Torreão, em Albergaria-a-Velha, nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho. No espaço de venda, os visitantes podem encontrar mais de 70 variedades de pão de todo o País, bem como os melhores complementos para acompanhar e uma área de restauração para degustar pratos em que o pão é o ingrediente principal.
Durante os três dias, o Município tem preparado um programa de atividades diversas, com sessões de showcooking, oficinas de pão, animação musical variada, visitas à Rota dos Moinhos, sessões para crianças e um trail para os mais ativos.
As sessões de showcooking têm sido uma das atividades mais concorridas ao longo das várias edições do festival. Este ano, os Chefs Davide Gomes, Hélio Loureiro e a autora do blog Cinco Quartos de Laranja, Isabel Zibaia Rafael, vão dinamizar as aulas práticas de culinária. Para quem gosta mesmo de “meter as mãos na massa”, vai haver oficinas de confeção de pão na zona de padaria, a laborar todos os dias. Na sexta-feira, pelas 19h30, há ainda Conversas com Pão, com Gil Gilardino e António Mateus.
Em termos de animação musical, o duo portuense Best Youth trazem os sons indie rock e pop eletrónica ao festival na noite de sábado. Já na tarde de domingo, Vanja & Rui, um grupo acústico de suaves baladas nascido na Bélgica, sobe ao palco do recinto. Outras sugestões musicais incluem The Gentlemen’s Band e o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, são Miguel – Açores.
As formações musicais locais fazem sempre parte do programa e, este ano, o público pode contar com o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Albergaria-a-Velha, a Oficina Trauteias & Rodopias do Programa Idade Maior, o Grupo de Cantares de Santa Eulália, o Coral da Jobra e o Grupo Solidó.
Além da música, as pessoas que visitam o festival podem participar no Baile da Aldeia na noite de sexta-feira e descobrir como os restos acumulados nos caixotes do lixo podem transformar-se em arte na performance Cardápio – Palermo. É na noite de sábado, na Praça Rainha D. Teresa. Destaca-se, ainda, a gravação do programa Aqui Portugal da RTP no segundo dia do evento.
Para as crianças, o projeto Aos Sábados, Conto Contigo! apresenta a criação original Começa numa Semente na manhã do dia 1 de junho. Já no domingo, pelas 10h30, há uma sessão especial de Leituras com Sabor, onde as famílias podem descobrir receitas divertidas à volta do pão com o Chef Hugo Filipe Martins e, a seguir, Isabel Fernandes Pinto, autora de A Padaria faz uma leitura encenada do seu livro, que destaca a importância dos padeiros na nossa sociedade.
Os filmes concorrentes à quarta edição Do Pão – Festival Internacional de Cinema Documental são exibidos durante o evento, com a entrega dos prémios a decorrer no sábado, pelas 16h30. No domingo, o filme é outro com o Trail Rota dos Moinhos – não somos farinha do mesmo saco. O evento desportivo é composto por dois trails, de 28 e 18 quilómetros, e duas caminhadas de 7 e 11 quilómetros.
A completar o programa do Festival Pão de Portugal, as tradicionais visitas a diferentes núcleos da Rota dos Moinhos durante o fim de semana, algumas delas, com almoço junto dos engenhos.
A entrada no Festival Pão de Portugal é gratuita, tal como a participação nas atividades que decorrem dentro do recinto. O evento é uma organização da Câmara Municipal, com o apoio do Turismo Centro de Portugal.