- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município integra primeira direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago
Município integra primeira direção da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago
área de conteúdos (não partilhada)A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi oficialmente constituída na passada sexta-feira, numa cerimónia que decorreu na vila termal de Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar. Albergaria-a-Velha é um dos municípios fundadores da nova associação e, no evento, foi representada pelo Vice-presidente, Delfim Bismarck.
Após a escritura oficial, decorreu a primeira Assembleia Geral para eleição dos órgãos sociais, sendo o Município uma das nove entidades a integrar a primeira direção da associação.
A Federação Portuguesa do Caminho de Santiago é constituída por 60 entidades e tem como objetivo a promoção, divulgação, organização e gestão dos Caminhos de Santiago em território nacional. Pretende-se, desta forma, implementar uma estratégia comum, que inclui uma sinalética uniforme em todas as vias de peregrinação.
Atualmente podem identificar-se três percursos principais: o Caminho da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho, o Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, e o Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa em direção ao Norte e que passa por Albergaria-a-Velha.
Para Delfim Bismarck, a materialização deste projeto é de grande importância para o estudo, preservação, divulgação e manutenção dos Caminhos de Santiago em território nacional.
“Desde há cerca de dois anos que estas entidades tentavam conciliar esforços no sentido de ver materializado este projeto, o que foi conseguido na altura exata, uma vez que a legislação sobre os Caminhos de Santiago em Portugal acaba de ser editada”, afirmou o Vice-Presidente do Município.
“Por tudo isso, Albergaria-a-Velha, que desde a Idade Média é um dos locais de passagem quase obrigatório no Caminho Central Português, assume-se com um importante apoio a todos aqueles que percorrem este itinerário cultural de grande importância.”