- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Onde houver festa, estamos por lá!
Onde houver festa, estamos por lá!
área de conteúdos (não partilhada)A iniciativa de desenvolvimento rural Há Festa na Aldeia está a ser dinamizada este ano em oito regiões do Norte e Centro do País. Em Vilarinho de São Roque, o evento acontece já este fim de semana, 15 e 16 de junho.
Há Festa na Aldeia tem lugar desde 2013. São seis anos a admitir que a mudança é um somatório de pequenos passos. Na comunidade de cada aldeia, nos artistas e nos profissionais que acompanham o evento está a força motriz que permite que se continue por aqui, a dar um contributo para responder aos desafios do mundo rural e a chamar cada um, a partir do seu espaço de fala, a vir ao encontro.
A ATA | Aldeias de Portugal comemora o trabalho realizado ao longo do ano em oito aldeias do Norte e Centro de Portugal: Vilarinho de São Roque (Albergaria-a-Velha); Bemposta (Mogadouro); Burgo (Felgueiras); Paradela (Miranda do Douro); Porto Carvoeiro (Santa Maria da Feira); Rio de Onor (Bragança); Talhas (Macedo de Cavaleiros); e Ul, (Oliveira de Azeméis).
Beleza que contagia, pode-se dizer da aldeia de Vilarinho de São Roque, na freguesia de Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha. Rica em recursos endógenos, a visita à aldeia pode ser feita a pé ou de bicicleta, num dos vários percursos pedestres ou de BTT que partem da antiga escola da aldeia. Banhada pelo rio Fílveda e as suas cascatas, a vegetação florestal é densa, pontuada por eucaliptos, pinheiros, medronheiros, salgueiros, carvalhos, sobreiros e castanheiros. O património arquitetónico evidencia a sua história, marcada pela ruralidade: a capela, os canastros, as eiras, os palheiros, o lavadouro público e chafarizes A cultura popular espreita por entres as ramadas de vinha morangueira.
A primeira referência escrita de Vilarinho aparece no século XIII, no entanto é a 15 de Agosto de 1514 que D. Manuel outorgou o foral de Figueiredo e Bemposta e Vilarinho aparece referenciado a par de Pipa e Campo, lugares que ainda integram a atual freguesia. No caso de Vilarinho, um tal António Pires haveria de pagar um cabrito pelo uso de um moinho o que nos remete para o lugar mais emblemático da Aldeia, os Moinhos do Regatinho. Vilarinho é o sítio para se comer bem e brindar. A vitela assada com arroz de forno, os ensopados e guisados no forno, os rojões com papas de farinha de milho, o pão-de-ló, a aletria, os doces e as cavacas são algumas das iguarias a degustar.