- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Paulo Tanoeiro faz retrospetiva da sua obra na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha
Paulo Tanoeiro faz retrospetiva da sua obra na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha
área de conteúdos (não partilhada)O artista Paulo Tanoeiro apresenta uma retrospetiva da sua obra, que inclui desenho e pintura, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. A inauguração é no dia 27 de junho, pelas 18h00, estando a mostra patente até final de julho.
“Paulo Tanoeiro, o artista, segue o seu instinto, o seu olhar, a sua paixão pelo belo, na fisionomia das gentes, na fachada de um edifício, na coluna que sustenta uma abóboda, ou numa rapariga”, explica o artista plástico António Macedo. Na exposição em Albergaria-a-Velha, as obras representam lugares por onde viajou fisicamente, bem como as viagens imaginárias pelo mundo da mitologia. Da contemporaneidade de cidades como Nova Iorque, Lima ou Daca, passa-se para as cenas da literatura clássica, onde abundam personagens tão fascinantes como Romeu e Julieta, Circe e Ulisses, Perseu e Andrómeda ou a temível Medusa.
Natural de Angeja, Paulo Tanoeiro concluiu o Curso de Artes Gráficas na Escola Artística Profissional Árvore (Porto) entre 1991/1994. Frequentou, no ano 1994/1995, o Curso Superior de Tecnologia e Artes Gráficas de Tomar e, em 2004, concluiu a licenciatura em Desenho pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Trabalhou em publicidade como freelancer para marcas nacionais e internacionais, foi ilustrador de livros escolares da Porto Editora e desempenhou a função de paginador numa publicação mensal. Atualmente, é professor da disciplina de Educação Visual.
Artista premiado, Paulo Tanoeiro tem participado em várias exposições coletivas e individuais de pintura e desenho, estando as suas obras representadas em coleções particulares em Portugal, Estados Unidos da América, Bélgica, Venezuela, França, Colômbia, Perú, Alemanha, Brasil e Holanda.