- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Vocal Sampling transformam vozes em instrumentos no Cineteatro Alba
Vocal Sampling transformam vozes em instrumentos no Cineteatro Alba
área de conteúdos (não partilhada)O grupo cubano Vocal Sampling – que tem a particularidade de imitar diversos instrumentos apenas com a voz – vai subir ao palco do Cineteatro Alba na noite de 13 de julho. Inserido no Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, o espetáculo tem início às 22h00, com bilhetes à venda por quatro e seis euros.
Considerados “autênticos ilusionistas da voz”, os Vocal Sampling transformam as cordas vocais em instrumentos musicais, recriando os ritmos da Salsa e outras pulsações latinas, em concertos tão potentes como qualquer orquestra completa. Tudo começou em 1989, quando um grupo de estudantes da Universidade de Artes de Havana, por brincadeira, começou a simular o som de vários instrumentos musicais com a voz. Lentamente afinaram as gargantas para os sons de metais, percussão e cordas e criaram a sonoridade única que agora caracteriza os Vocal Sampling.
Em 1993 lançaram o primeiro disso Una Forma Mas, e rapidamente chamaram a atenção de artistas internacionais conceituados como Bobby McFerrin, Peter Gabriel e Paul Simon. Ao longo dos anos, o grupo tem marcado presença nos mais importantes circuitos de World Music e Jazz na Europa, Japão, América Latina e América do Norte. Em 2000 esgotaram a prestigiada sala de espetáculos Royal Albert Hall, em Londres, e dois anos depois foram nomeados em três categorias para os Latin Grammy Awards.
Rene Baños Pascual, Reinaldo Sanler Maseda, Oscar Porro Jimenez, Ruben Dario Perez Guerra, Pedro Guillermo Bernard Coto e Luis Alberto Alzaga Mora são os artistas que compõem o grupo Vocal Sampling.