- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha recebe reunião transnacional do projeto ON BOARD
Albergaria-a-Velha recebe reunião transnacional do projeto ON BOARD
área de conteúdos (não partilhada)A terceira reunião transnacional do projeto europeu ON BOARD, do qual o Município faz parte, vai decorrer nos dias 26 e 27 de setembro em Albergaria-a-Velha com a presença dos parceiros das cidades de Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallinn (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia).
Neste encontro, vão ser analisados os potenciais benefícios de envolver o setor empresarial local na educação e as diferentes formas desse envolvimento. O grupo aproveitará ainda para conhecer o que o Município está a desenvolver no âmbito do empreendedorismo escolar. “Vamos valorizar a ligação da escola com o meio empresarial, destacando, como boas práticas, os projetos desenvolvidos por estudantes que já estão a ser apadrinhados pelas empresas”, refere Catarina Mendes, Vereadora da Educação. Ainda durante os dois dias, representantes dos projetos das várias cidades parceiras europeias serão convidados a compartilhar a sua experiência e conhecer os diferentes modelos de cooperação com as escolas, não só desenvolvidos a nível local, mas também a nível regional e nacional.
Para Catarina Mendes, é importante “potenciar uma rede ao nível da inovação em educação, onde absorvemos boas práticas”. O projeto ON BOARD “permite intercâmbios com várias cidades, com enfoque na escola e na sua relação com a comunidade, as empresas e as universidades”.
ON BOARD é uma das 23 redes de transferência aprovadas e financiadas pelo programa europeu URBACT, que promove a aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. Nas cidades parceiras ON BOARD está a ser implementada a Rede de Inovação Educacional, um espaço colaborativo promovido pelo Município de Viladecans, onde as autarquias, docentes, famílias, empresas e organizações locais interagem e trabalham para promover a inovação através das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. Enquanto Albergaria-a-Velha, Nantes, Tallinn, Halmstad e Poznan vão adaptar a boa prática espanhola à sua realidade, Viladecans vai desenvolver um plano de melhoria da sua rede.