área de breadcrumb (partilhada)
O Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a desenvolver iniciativas em prol da inclusão, inseridas no programa Incluir+.
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
No âmbito da iniciativa Portugal INCoDe.2030, técnicos do Município e de entidades que trabalham junto de populações vulneráveis encontram-se a frequentar módulos de capacitação digital destinados a intervenção com pessoas idosas e pessoas com deficiência; minorias e interculturalidade; comunicação e emoções; participação ativa na economia e sociedade digital e, ainda, Mentoria. Esta formação é acreditada pelo Serviço de Educação Contínua da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
A Iniciativa Nacional para as Competências Digitais 2030, organiza-se em torno de cinco eixos: Inclusão; Educação; Qualificação; Especialização e Investigação. O Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a desenvolver ações no âmbito do Eixo 1- Inclusão - procurando garantir o desenvolvimento de competências digitais para aceder, seleccionar e apropriar-se de informação, para comunicar ou interagir em segurança.
As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da promoção de competências básicas digitais, que contribuem para dotar os munícipes de saberes que lhes permitam ser mais autónomos e beneficiar de oportunidades que cada vez mais dependem do meio digital, nomeadamente emprego, formação, relação com serviços públicos, relações interpessoais, entre outros.