- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- OuTonalidades arranca em Albergaria-a-Velha com os Moonshiners
OuTonalidades arranca em Albergaria-a-Velha com os Moonshiners
área de conteúdos (não partilhada)O OuTonalidades – Circuito Português de Música ao Vivo, promovido pela d’ Orfeu, está de regresso a Albergaria-a-Velha. O primeiro espetáculo, no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba, tem lugar a 26 de setembro, pelas 22h30, com os Moonshiners. A entrada é livre.
Os Moonshiners, constituídos por Gamblin’ Sam (voz e harmónica), Susie Filipe (bateria) e Vítor Hugo (voz e guitarra), surgiram em Aveiro no início de 2012. Sob a alçada de influências como Bob Dylan e Morphine, a sua música destaca-se pelos riffs frenéticos e os ritmos galvanizantes.
Em Outubro de 2013, após uma longa digressão de norte a sul de Portugal, os Moonshiners lançaram o seu primeiro EP homónimo, composto por seis canções originais sobre whisky e cerveja, conversas entre Deus e o Diabo e réquiens de amor falhado. Dois anos depois, saiu o segundo EP Good News For Girls Who Have No Sex Appeal, que contou com a participação especial de Paulo Furtado, mais conhecido por The Legendary Tigerman.
Os Moonshiners fizeram um périplo pela Europa em 2017 e atuaram no Eurosonic Noorderslag (Holanda), o maior festival profissional de música europeia, no Veszprémi Utcazene Fesztivál (Hungria) e fizeram uma digressão pelo norte de Espanha.
Prohibition Edition, o 1.º longa-duração da banda, foi editado a Fevereiro de 2018. Composto por 10 canções muito diferentes entre si, rítmica e melodicamente, o disco é a síntese da convivência musical da banda desde o início. A tournée de apresentação tem incluído alguns dos principais festivais e salas de Portugal e já passou por Suécia, Canadá, Espanha e Holanda.
Uma Vida Sublime antecede espetáculo
A baterista dos Moonshiners, Susie Filipe, integrou o elenco do filme português mais premiado de sempre, que vai ser exibido antes do café-concerto, pelas 21h00. Uma Vida Sublime já arrecadou 34 prémios em 56 festivais, incluindo 10 prémios para melhor filme e 7 para melhor ator.
A longa-metragem é realizada por Luís Diogo, que também é autor do argumento original e coprodutor com António Costa Valente. A história gira à volta do Doutor Ivan, que encontrou duas curas radicais para a infelicidade: o diagnóstico de cancros terminais falsos e a eliminação temporária de alguns dos 5 sentidos. Mas as terapias resultarão, ou terão efeitos secundários imprevisíveis? Além de Susie Filipe, fazem parte do elenco Eric da Silva, Rui Oliveira e Paulo Calatré. A sessão de cinema é também gratuita.