- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Parceiros europeus estiveram em Albergaria-a-Velha para conhecer boas práticas na área da Educação
Parceiros europeus estiveram em Albergaria-a-Velha para conhecer boas práticas na área da Educação
área de conteúdos (não partilhada)Representantes da área da Educação das cidades de Viladecans (Espanha), Nantes (França), Tallinn (Estónia), Halmstad (Suécia) e Poznan (Polónia) estiveram em Albergaria-a-Velha nos dias 26 e 27 de setembro para participar no terceiro encontro transnacional ON BOARD, que contou também com elementos da equipa local do projeto europeu. Ao todo, participaram 53 pessoas – 25 estrangeiras - neste encontro.
Durante os dois dias, as seis cidades parceiras discutiram os benefícios que o trabalho colaborativo entre o sector empresarial, universidades e estabelecimentos de ensino pode surtir no sucesso escolar dos/as estudantes e o Município de Albergaria-a-Velha partilhou as boas práticas que têm sido implementadas no Concelho e que mostram a diversidade de formas de cooperação com diferentes entidades educativas. Foram ainda organizadas visitas orientadas ao PCI – Parque de Ciência e Inovação, ao Design Factory Aveiro, à Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro e à UACoopera.
Os parceiros europeus ficaram impressionados com os vários projetos desenvolvidos no Concelho, entre os quais o Concurso de Ideias de Negócio, o programa de mentoria com empresários locais, o Empreendedorismo Social ou o Portable Learning Labs. Não obstante Albergaria-a-Velha ser a cidade mais pequena da rede de transferência, destacaram o potencial dos projetos educativos inovadores serem adaptados para as cidades parceiras.
No encontro em Portugal, a equipa técnica do projeto também esteve reunida para definir a estratégia de comunicação para a rede transnacional, realizar um follow-up do que foi discutido na reunião transnacional em Halmstad e preparar a 4.ª Reunião Transnacional que será em Tallinn em dezembro de 2019.
ON BOARD é uma das 23 redes de transferência aprovadas e financiadas pelo programa europeu URBACT, que promove a aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e integrado. O projeto no qual Albergaria-a-Velha participa visa criar uma Rede de Inovação Educacional nas seis cidades parceiras.