- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município de Albergaria-a-Velha investe mais de 120 mil euros na beneficiação de edifícios escolares
Município de Albergaria-a-Velha investe mais de 120 mil euros na beneficiação de edifícios escolares
área de conteúdos (não partilhada)Seis estabelecimentos de ensino - três escolas básicas do 1.º Ciclo e três jardins-de-infância – no Concelho de Albergaria-a-Velha vão ser reabilitados numa empreitada com um valor total de 121 373, 21 euros, mais IVA, e um prazo de execução de 150 dias.
As obras, que irão iniciar já para a semana num jardim-de-infância, inserem-se no programa de requalificação do parque escolar que a Câmara Municipal tem implementado nos últimos anos e que visa dotar os equipamentos de melhores condições de trabalho e estudo para centenas de crianças e docentes. “Queremos continuar a reabilitar e a adequar os edifícios escolares às suas funções educativas”, afirma Catarina Mendes, Vereadora da Educação, que enumera a qualidade, o conforto, a adaptação às novas exigências e as acessibilidades como prioridades nas intervenções.
As intervenções vão decorrer no Jardim-de-Infância e Escola Básica de Fradelos (Branca), no Jardim-de-Infância e Escola Básica de Santo António (Valmaior), na Escola Básica do Souto (Branca) e no Jardim-de-Infância de Pinheiro (S. João de Loure). Embora cada edifício escolar tenha particularidades que exigem um tratamento diferente, as intervenções vão incidir, basicamente, na remodelação de instalações sanitárias (incluindo WC para crianças de mobilidade condicionada), na criação ou beneficiação de espaços cobertos na zona de recreio, na melhoria das condições do espaço de refeições, na substituição de pisos, na execução de rampas de acesso e de pinturas interiores. Os seis edifícios a reabilitar somam um total de 147 crianças.
Estas obras arrancam pouco depois da abertura da Escola da Avenida, no centro da cidade, em setembro, que foi sujeita a um profundo processo de restauro num valor superior a 600 mil euros.