- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- A paisagem de Portugal revela-se pela objetiva de Manuel Antão Marques Lopes
A paisagem de Portugal revela-se pela objetiva de Manuel Antão Marques Lopes
área de conteúdos (não partilhada)Durante o mês de dezembro, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha propõe uma viagem pelas belezas naturais e arquitetónicas de Portugal. Um olhar através da minha objetiva, de Manuel Antão Marques Lopes, revela novas perspetivas sobre a nossa envolvente, numa mostra a ser inaugurada a 7 de dezembro, pelas 17h00.
Um olhar através da minha objectiva é constituída por 18 fotografias de paisagem, sendo um misto de natural e urbano, com uma forte presença do elemento água. Com uma grande sensibilidade, Manuel Antão Marques Lopes propõe uma viagem pelo “nosso lindo território lusitano”.
Natural do concelho de Sever do Vouga, onde nasceu há 66 anos, Manuel Antão Marques Lopes veio para Albergaria-a-Velha aos 10 anos. Frequentou o Colégio de Albergaria, continuando os estudos na Escola Superior Agrária de Coimbra. Nesta cidade, teve o primeiro contacto com “a maravilhosa arte da fotografia” e comprou a primeira câmara fotográfica, uma compacta Kodak 126.
Terminado o curso, e por influência de alguns familiares, emigrou para a Venezuela, onde trabalhou, casou e, fruto dessa união, teve um filho que também é um apaixonado por esta arte. Com o resultado do seu trabalho comprou uma câmara reflex. Foi então que o interesse pela fotografia despertou de uma forma mais séria, chegando mesmo a fazer alguma formação nessa área e, mais tarde, a ter a própria loja de fotografia.
De regresso a Portugal, começou a trabalhar num ramo muito diferente, mas o bichinho da fotografia continuou. Sempre que sai ao fim de semana, aproveita para fazer uns “bonecos”, principalmente fotografia de paisagem que é o seu tema favorito.