- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- GNR alerta para burlas na população sénior
GNR alerta para burlas na população sénior
área de conteúdos (não partilhada)Na manhã de 11 de janeiro, dois guardas do Núcleo de Águeda da GNR dinamizaram uma sessão sobre o Programa 65 - Idoso em Segurança dirigida às/aos voluntárias/os e seniores do programa Gerações Solidárias. Marcaram presença na iniciativa a Vereadora da Ação Social, Catarina Mendes, e Jorge Marques, Comandante do Destacamento Territorial de Águeda.
Este momento de aprendizagem teve como principal objetivo dotar as 15 pessoas participantes de conselhos práticos para a prevenção da criminalidade. A sessão abordou três grandes temáticas: os crimes contra o património, nomeadamente nas residências, as burlas e os maus tratos sobre pessoas idosas.
Em 2019, no âmbito da operação Censos Sénior, a GNR identificou 41 868 pessoas idosas a viverem sozinhas ou isoladas em todo o país, alvos mais fáceis para burlas. Sendo que 8% dos crimes praticados em Portugal são contra seniores, as/os voluntárias/os desenvolvem uma papel importante na disseminação de informação e na sensibilização junto desta faixa da população.
Esta sessão alertou, ainda, para a alteração da frequência do sinal de TDT que ocorrerá no final de janeiro de 2020, alertando que não é necessária a aquisição de nenhum equipamento nem a subscrição de nenhum serviço de televisão paga, sendo apenas necessária a sintonização do televisor com um comando da televisão ou da box TDT. Caso apareça algum técnico no seu domicílio, as pessoas devem certificar-se junto das entidades locais da sua veracidade.