- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Docentes Albergarienses aprendem técnicas de modulação e impressão 3D
Docentes Albergarienses aprendem técnicas de modulação e impressão 3D
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, docentes dos Agrupamentos de Escolas da Branca e de Albergaria-a-Velha tiveram formação na área de Modulação e Impressão 3D.
A ação, dirigida principalmente a docentes de informática mas aberta a outras áreas, teve como objetivo fornecer os conhecimentos e as técnicas básicas para criar objetos em três dimensões, que podem servir de reforço positivo na prática diária docente. O Município de Albergaria-a-Velha dotou cada um dos agrupamentos com uma impressora 3D, podendo esta ser agora utilizada para dinamizar momentos criativos com as alunas e os alunos.
A ação de formação insere-se numa das nove atividades preconizadas pelo Educ@RA, denominada Espaço Maker: Aprender Fazendo. Como o nome indica, pretende-se desenvolver as competências da criatividade e da experimentação, envolvendo a aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Eletrónica, Arte e Matemática (CTEAM). Além de Modulação e Impressão 3D, vão ser desenvolvidas ações na área da Robótica e uma formação específica em Programação e Robótica do Pré-escolar ao 1.º Ciclo. A participação nas ações é gratuita.
O Educ@RA visa a qualificação dos recursos humanos e do parque escolar, o desenvolvimento de novas áreas de combate ao abandono escolar e a promoção do sucesso educativo. Para tal, propõe nove atividades direcionadas a diferentes elementos da comunidade educativa e que envolvem áreas tão diferentes como a aprendizagem em comunidade, os espaços maker, as salas de aula de futuro, o empreendedorismo, a cidadania ou a inclusão. Além das atividades comuns aos 11 municípios da CIRA, cada município desenvolve ações de combate ao abandono escolar adequadas à sua realidade específica.
O programa Educ@RA engloba 26 agrupamentos de escolas nos 11 municípios da CIRA e tem a duração de 36 meses.