- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha apurou finalistas para o Concurso Intermunicipal de Leitura
Albergaria-a-Velha apurou finalistas para o Concurso Intermunicipal de Leitura
área de conteúdos (não partilhada)Matilde Neves (1.º Ciclo), Mariana Alves (2.º Ciclo), Joana Dias (3.º Ciclo) e José Costa (Ensino Secundário) venceram, ontem, a IV edição do Concurso criAtiva Leitura e vão representar o Concelho no Concurso Intermunicipal de Leitura, a ter lugar em Oliveira do Bairro a 29 de abril. No festival, que decorreu no Cineteatro Alba, participaram 21 estudantes dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha e Branca, bem como da Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra.
“Somos, de ano para ano, um Município e uma Rede de Bibliotecas a ler mais e a ler mais em família,” afirmou Catarina Mendes na abertura do festival. Citando uma frase de Séneca “a leitura nutre a inteligência”, a Vereadora da Educação expressou a sua convicção que todos os concorrentes “ficaram muito mais completos e sábios” depois de terem lido as obras de leitura obrigatória para a Fase Escola (onde participaram 234 estudantes) e a Fase Municipal.
Ao júri - constituído por Cláudia Stattmiller, atriz, Madalena Pinheiro, coordenadora da Rede de Bibliotecas de Aveiro, e Raquel Ribeiro, professora e escritora – Catarina Mendes agradeceu a colaboração e a coragem, pois a avaliação dos participantes ia ser difícil.
No Cineteatro Alba, as crianças e jovens do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário executaram uma leitura expressiva de um excerto da obra lida e responderam, de forma crítica e clara, a uma pergunta sobre a mesma. As obras escolhidas para a edição de 2020 tiveram como ponto comum a temática da Humanidade, a sua vivência com a Natureza, mas também a sua sobrevivência num mundo que lhe pode ser hostil. As obras escolhidas foram O rapaz que gostava de aves (e de muitas outras coisas), de Isabel Minhós Martins (1.º CEB); Robot em Fuga, de Peter Brown (2.º CEB); Trash: os rapazes do lixo, de Andy Mulligan (3.º CEB); e A história das abelhas, de Maja Lunde (Ensino Secundário).
Os prémios da Fase Municipal foram cheques-prenda para livros, cujos valores variam entre os 50 e os 100 euros. O Presidente do Município, António Loureiro, no encerramento do festival, agradeceu a todas as pessoas que tornam o criAtiva numa iniciativa única. “Bem hajam aqueles que promovem a nossa língua portuguesa e a leitura”.