- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Presidente anuncia abertura de concurso para 2.ª fase da requalificação da Escola Secundária
Presidente anuncia abertura de concurso para 2.ª fase da requalificação da Escola Secundária
área de conteúdos (não partilhada)O Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, anunciou, esta tarde, a abertura do concurso para a 2.ª fase das obras de requalificação da Escola Secundária. Após a inauguração, na quinta-feira, da renovada Escola da Avenida, o autarca voltou a frisar a importância da Educação na sessão solene das Comemorações dos 185 anos da Fundação do Concelho.
Lançado no dia de ontem, o concurso para a 2.ª fase das obras na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha envolve um investimento superior de 700 mil euros e irá incidir na área das antigas oficinas, transformando-as em novos espaços de inovação e criatividade, inspirados nos princípios dos Espaços Maker, Fab Lab e Ambientes Educativos Inovadores e fomentando, desta forma, o ensino profissional numa perspetiva empreendedora. “Queremos formar jovens em áreas com empregabilidade”, afirmou o autarca, acrescentando que é urgente as empresas poderem contar com mão-de-obra qualificada, que hoje já se torna difícil de encontrar em certas áreas de atividades.
Numa cerimónia em que o Município iria prestar homenagem a três empresas, entre as 11 individualidades e entidades agraciadas com Medalhas de Mérito Municipal, António Loureiro também falou no investimento que o Executivo tem feito na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha – 1 400 000 euros na aquisição de terrenos para a sua expansão – “algo sem paralelo nas últimas duas décadas”.
No final da sua intervenção, agradeceu, ainda, ao Governo Socialista pela revogação do traçado da A32, uma reivindicação da população nos últimos 10 anos e que foi possível graças ao empenho dos membros da Assembleia Municipal, das juntas de freguesia e de outras entidades locais. “Ao fim de quatro governos, conseguimos ultrapassar esta situação. É mais uma conquista para Albergaria”.
Uma tarde para reconhecer o trabalho individual e coletivo em prol do Concelho
O momento alto da sessão solene das Comemorações dos 185 anos da Fundação do Concelho foi a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal a coletividades, empresas e individualidades que se destacaram no seu serviço à comunidade. “Estes momentos de reconhecimento têm, para nós, um significado muito sentido, pois aproximam os objetivos da gestão por nós preconizada aos grandes exemplos de serviço ao bem comum e inspiram-nos na tarefa gratificante que desenvolvemos em prol dos cidadãos”, afirmou António Loureiro.
As Medalhas de Mérito Municipal, Grau Ouro, foram entregues a José Manuel Torres e Menezes, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Delegado de Saúde, e às empresas Palbit, S.A., J. Nadais – Indústria e Comércio de Madeiras, S.A. e Aveicellular, Comunicações e Acessórios Lda..
À Maria Manuela Pires Andrade, antiga enfermeira com carreira no IPO do Porto, ao Grupo Desportivo Beira Vouga, à Jobra – Associação de Jovens da Branca e ao Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha foram atribuídas Medalhas de Mérito Municipal, Grau Prata. Finalmente, António de Bastos Simões, antigo proprietário da Foto Gomes, e a Associação Os Amigos de Vale Maior receberam Medalhas de Mérito Municipal, Grau Cobre.
A Saul Oliveira Silva, ex-Vereador e Presidente da Câmara Municipal, foi também atribuída uma Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, mas não entregue esta tarde, por o homenageado se encontrar fora do País.