- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Mães e pais descobrem a importância de criar regras em casa
Mães e pais descobrem a importância de criar regras em casa
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, foi ontem desenvolvida a ação Delineação de Regras em Contexto Familiar na Escola Básica de Branca. A iniciativa, dinamizada pela psicóloga Cristiana Augusta, teve como objetivo esclarecer mães e pais sobre a importância da existência de regras e obrigações em casa, que ajudem as crianças e adolescentes a serem mais responsáveis.
“Famílias onde as regras estão claramente definidas terão menor probabilidade de lidar com o mau comportamento nos seus filhos”, afirmou Cristiana Augusta. Num ambiente informal, onde as pessoas participantes foram convidadas a partilhar as suas experiências pessoais em casa, a psicóloga realçou a necessidade de criar bons canais de comunicação dentro da família; “uma boa comunicação entre pais e filhos constrói uma base de apoio segura para o desenvolvimento de crianças e adolescentes mais confiantes, mais bem-sucedidos e com sentido de iniciativa para explorar as suas inseguranças”.
Definir regras específicas, bem como as consequências em caso de incumprimento, não é um processo igual em todas as famílias e cada uma tem a sua própria dinâmica. No entanto, Cristiana Augusta frisou que “seja qual for a consequência imposta ao comportamento, os pais devem deixar claro que o afeto e o amor não serão comprometidos, mas é importante que na explicação seja demonstrado o seu desagrado para com a atitude”.
O Educ@RA visa a qualificação dos recursos humanos e do parque escolar, o desenvolvimento de novas áreas de combate ao abandono escolar e a promoção do sucesso educativo. Embora o plano tenha definido nove atividades estratégicas direcionadas a diferentes elementos da comunidade educativa, cada município ou agrupamento de escolas é livre de propor ações próprias que venham ao encontro das suas necessidades particulares.
No caso da ação Delineação de Regras em Contexto Familiar, a sua realização foi o resultado de uma auscultação das preocupações dos encarregados de educação locais. Victor Peixe, Diretor-adjunto do Agrupamento de Escolas de Branca, referiu que quando existe uma verdadeira sintonia de regras entre a escola e as famílias, torna-se mais fácil trabalhar a mudança de comportamentos das crianças e jovens. “Pais e professores não estão em lados diferentes, mas sim a trabalhar para o mesmo”.