- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Banco Municipal de Livros Escolares abre período de requisição a 1 de julho
Banco Municipal de Livros Escolares abre período de requisição a 1 de julho
área de conteúdos (não partilhada)O Banco Municipal de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha vai abrir, no dia 1 de julho, o período de requisição de manuais escolares e materiais de apoio para o ano letivo 2020/2021.
As famílias interessadas em usufruir deste serviço gratuito podem contactar o Serviço de Ação Social do Município através do endereço de correio eletrónico servico.social@cm-albergaria.pt ou pelo número de telefone 234 529 300. Após a manifestação de interesse, o/a munícipe será contactada pelas técnicas da Câmara Municipal por forma a recolher toda a informação necessária.
Tendo em conta a situação excecional que Portugal vive por causa da Covid-19, a devolução dos manuais emprestados para o ano letivo que agora termina deve ser realizada na Biblioteca Municipal, após marcação prévia. Os livros devem vir acondicionados num saco fechado, no qual é anexada uma declaração de honra assinada e datada, em como se devolvem todos os materiais emprestados. Os manuais recebidos na Biblioteca são sujeitos a um período de quarentena.
No ano letivo 2019/2020 o Banco de Livros Escolares emprestou um total de 263 manuais e cadernos de apoio a 31 estudantes. Quem tenha livros escolares em casa que já não sejam utilizados pode fazer uma doação ao Banco Municipal de Livros Escolares, marcando uma hora de entrega com o Serviço de Ação Social.
O Banco Municipal de Livros Escolares, criado em 2015, tem como propósito o fomento da partilha de livros escolares, maximizando a recuperação de livros escolares usados e disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite. Pretende, ainda, sensibilizar a comunidade para a necessidade de reutilização dos livros escolares usados, para a sua correta utilização e, consequentemente, incrementar as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental. Podem requerer manuais alunos e alunas do 1.º, 2.º, 3.º CEB e do Ensino Secundário que frequentem a rede privada e pública no Concelho.