- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha com Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica
Albergaria-a-Velha com Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica
área de conteúdos (não partilhada)Já se encontra em funcionamento o AnCoragem- Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Albergaria-a-Velha. O novo serviço, a funcionar num espaço na Incubadora de Empresas, é dinamizado pela Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Câmara Municipal, no âmbito do projeto de desenvolvimento territorial “(Des)Envolver Albergaria-a-Velha”.
A criação do AnCoragem surgiu de uma necessidade de apoiar o atendimento às vítimas de violência, disperso por várias entidades pertencentes à Rede Local de Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica, estrutura informal de articulação e intervenção local. O Gabinete destina-se a atender vítimas de violência doméstica e também à divulgação de informação junto da população Albergariense.
No AnCoragem estão disponíveis os serviços de atendimento de acompanhamento psicológico e social (presencial e telefónico), consulta jurídica, bem como o encaminhamento/ articulação com outras entidades. Estão ainda previstas ações de sensibilização e informação no âmbito da violência doméstica e violência de género. Todos os serviços são confidenciais e gratuitos.
O Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Albergaria-a-Velha funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. As marcações de atendimento podem ser efetuadas através dos contactos 966 897 947 ou gavvd.albergaria@prave.pt.
De acordo com os dados disponibilizados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em Portugal, em 2020, foram registadas 27 609 ocorrências junto das forças de segurança. As vítimas mortais totalizaram 32, das quais 27 mulheres, 3 homens e 2 crianças.