- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Garrafa deformável de transporte de alimentos vence Concurso de Ideias de Negócio
Garrafa deformável de transporte de alimentos vence Concurso de Ideias de Negócio
área de conteúdos (não partilhada)O projeto “Teed Bottle”, uma garrafa deformável e ecológica, que conserva a temperatura de alimentos líquidos e sólidos de forma simultânea, foi o grande vencedor da 7.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha, que decorreu ontem à tarde no Cineteatro Alba. A ideia foi desenvolvida pelos estudantes Marcos Oliveira e Maria Clara Neves, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
Em segundo lugar, ficou o projeto “Station Charger”, um posto de carregamento em forma de banco onde as pessoas podem carregar os seus aparelhos eletrónicos, desenvolvido pelos alunos João Dias, João Vidal e Rodrigo Gradim. Já em terceiro lugar ficou o “WLC – Wirelesscase”, uma capa que permite a funcionalidade wireless charging nos telemóveis mais antigos, criado por Hugo Pereira e João Sousa. Os alunos destes dois projetos também estudam na Escola Secundária de Albergaria-a-Velha.
António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, elogiou o espírito empreendedor de todos os estudantes participantes, mas também as escolas, que devem estar mais abertas à comunidade e preparar os jovens para os desafios do futuro. Para o autarca, os alunos não devem ter medo de errar e desafiou-os a criarem e a implementarem novas ideias, aproveitando esta “ponte” que o Município promove entre os estabelecimentos de ensino e o mundo empresarial. Catarina Mendes, Vereadora da Educação, também salientou a importância de incentivar o espírito empreendedor, na medida em que permite o emergir de uma multiplicidade de soluções perante as dificuldades que a vida coloca.
Os 10 projetos finalistas, que apresentaram soluções para áreas tão diversas como a sustentabilidade ambiental, a adoção animal ou o bem-estar físico e psicológico, foram avaliados tendo em conta os seguintes critérios: grau de inovação, qualidade da apresentação, exequibilidade, desenvolvimento da ideia e impacto do projeto na região. Este ano, o júri foi constituído por Eva Andrade (UAcoopera), Eugénia Silva (SEMA – associação empresarial), Francisca Simões (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional), Miguel Gonçalves (GesEntrepreneur), Nuno Ferreira (ANJE), Paulo Marques (Inova-Ria) e Susana Carvalho (AIDA).
Os alunos distinguidos vão receber vouchers individuais para utilizar em lojas de informática e eletrónica do Concelho no valor de 200 euros (1.º prémio), 100 euros (2.º prémio) e 50 euros (3.º prémio).