- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Balcão SNS 24 vai abrir em Ribeira de Fráguas
Balcão SNS 24 vai abrir em Ribeira de Fráguas
área de conteúdos (não partilhada)A Freguesia de Ribeira de Fráguas tem um Balcão SNS 24, um novo serviço complementar que, em breve, virá facilitar o acesso dos cidadãos a diversos procedimentos – marcação de exames, teleconsulta, agendamento de consultas presenciais, entre outros – de forma rápida e cómoda.
A assinatura dos protocolos que estabelecem a criação destes balcões decorreu esta manhã, aquando da inauguração do Balcão SNS 24 na Administração Regional de Saúde do Centro, e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes e do Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Góis Pinheiro e da Presidente do Conselho Diretivo da ARS Centro, Rosa Reis Marques.
A Freguesia de Ribeira de Fráguas foi priorizada para abertura do Balcão SNS 24 pelo Secretário de Estado da Saúde e pelo Diretor Executivo do ACeS Baixo Vouga, tendo em conta a situação de isolamento geográfico em relação ao centro urbano do Município e a proatividade desta Junta de Freguesia na área da saúde. Ao final da manhã, Diogo Serras Lopes, Luís Góis Pinheiro e Mário Ruivo (ARS Centro), visitaram o edifício da Junta de Freguesia onde está instalado o Balcão SNS24, que contará com apoio administrativo aos utentes no acesso aos serviços de saúde pretendidos. O Secretário de Estado frisou que os Balcões SNS 24 não implicam o encerramento de unidades de saúde, sendo serviços complementares que permitirão agilizar a resposta às solicitações mais comuns dos utentes, de forma mais acessível e eficiente.
Henrique Caetano, Presidente da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, salienta que os protocolos assinados “permitem à Junta de Freguesia assumir novas e importantes responsabilidades na área da saúde. A criação do balcão SNS 24 junta-se à equipa domiciliária de enfermagem como apostas na criação de respostas complementares à estrutura de saúde local. A curto prazo, será possível agendar uma consulta, renovar receitas, consultar exames, entre outras, no edifício da Junta de Freguesia.”
O autarca acrescenta que “a saúde é a nossa principal preocupação na Freguesia”, pelo que fará “tudo o que estiver ao nosso alcance para inverter a situação atual e criar à nossa população as condições de saúde ideais. O apelo foi lançado ao Sr. Secretário de Estado da Saúde, que visitou a freguesia de Ribeira de Fráguas e se demonstrou recetivo em colaborar na resolução dos problemas existentes, nomeadamente em relação à extensão de saúde de Ribeira de Fráguas".
O Executivo Municipal aproveitou a presença de Diogo Serras Lopes para alertar e sensibilizar o Governo sobre as situações prementes que existem no Município, nomeadamente a necessidade de reabrir serviços de saúde encerrados, a intervenção urgente no Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha e a priorização da construção da nova Unidade de Saúde Beira Vouga, com projetos aprovados candidaturas a financiamento já submetidas. Foi também referido o apoio que o Município tem dado aos serviços de saúde locais, imprescindíveis para colmatar situações de maior urgência e necessidade, como a colocação de novos contentores temporários na USF Beira Vouga, para melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde e conforto dos seus utentes, e a obra de requalificação da Unidade de Saúde de Alquerubim, já concluída e preparada para reabertura. Foi destacado todo o apoio logístico e de recursos, durante a pandemia (equipamentos de proteção, rastreios, vacinação, etc…).
Reconhecendo o extraordinário trabalho e esforço das equipas de saúde locais, representadas pelos seus Coordenadores e Diretor executivo, o Presidente da Câmara reiterou a necessidade de aproximar os cuidados de saúde às populações, e a oportunidade que o uso da tecnologia atualmente disponível significa para o sucesso dessa missão, sem descurar a necessidade de reabertura dos Centros de Saúde encerrados. Agradecendo a visita do Secretário de Estado da saúde e do Presidente do Conselho de Administração do SPMS, foi um momento muito oportuno para conhecer e aprofundar a realidade do isolamento geográfico da Ribeira de Fráguas, exemplo de muitas populações, apelando a uma maior atenção e melhor intervenção por parte do governo.