- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Colaboradores municipais são sensibilizados para as Medidas de Autoproteção
Colaboradores municipais são sensibilizados para as Medidas de Autoproteção
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal organizou, ontem, duas sessões de sensibilização sobre Medidas de Autoproteção (MAP) dirigidas a técnicos municipais. As ações foram dinamizadas por Paulo Bandeira, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.
As MAP - Medidas de Autoproteção consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança definidas nos projetos de combate a incêndio e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências. Pretendem também salvaguardar que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança.
O Município iniciou, já há algum tempo, a elaboração das MAP para os diversos equipamentos que possui. Neste momento existem 8 equipamentos com MAP aprovadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, 8 equipamentos com medidas em aprovação e 4 equipamentos com medidas em elaboração. As MAP obrigam a que, em cada equipamento, existam colaboradores responsáveis e com formação para atuar em caso de emergência.
No futuro, estão previstas outras ações mais específicas, como, por exemplo, o combate a incêndios ou Suporte Básico de Vida. Em breve, terá também início um Programa Municipal de Desfibrilação Automática.