- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Município apresentou o Balanço do plano de ação de apoio ao empreendedorismo 2014 | 2020 - “Albergaria Empreende+”
Município apresentou o Balanço do plano de ação de apoio ao empreendedorismo 2014 | 2020 - “Albergaria Empreende+”
área de conteúdos (não partilhada)Sete anos após a apresentação pública do Plano de Ação de Apoio ao Empreendedorismo de Albergaria-a-Velha 2014-2020 “Albergaria Empreende+”, a Câmara Municipal apresentou, na passada terça-feira, o balanço do programa no Cineteatro Alba, perante uma plateia de mais de 140 empresários, empreendedores e representantes de diversas entidades locais e nacionais.
Recordando o trabalho feito ao longo dos últimos anos, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, considera que o balanço é extremamente positivo, ultrapassando largamente as melhores expetativas e objetivos traçados. O autarca acredita que, com as várias entidades locais, foi possível acrescentar valor ao tecido empresarial, sendo de destacar a ligação criada entre as escolas e o mundo empresarial. “Com o programa de Empreendedorismo Escolar, derrubamos os muros das escolas para aproximar os empresários dos alunos e professores”.
Das várias ações realizadas desde 2014 - que estão compiladas numa publicação entregue aos participantes – a Câmara Municipal destaca também os seguintes resultados: a redução da carga fiscal de âmbito municipal (IMI, Derrama e IRS), deixando do lado das famílias e empresas mais de 7,3 milhões de euros; a revisão do PDM, que permitiu aumentar o solo industrial; a compra de 2,1 milhões de euros de terrenos para infraestruturação de novos arruamentos na Zona Industrial; a requalificação da Incubadora de Empresas; e o Programa de Apoio à Criação do Próprio Emprego, que recebeu uma distinção do IAPMEI nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial e já permitiu apoiar a criação de mais de 65 empresas.
No seu balanço, o Executivo Municipal deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos empresários que nos últimos sete anos investiram mais de 140 milhões de euros no reforço da capacidade produtiva, ampliação e construção de novas unidades industriais, criando mais emprego e fazendo que Albergaria-a-Velha seja, hoje, um dos principais municípios exportadores do País.
A sessão contou também com a intervenção de diversos convidados: Pedro Marques, Presidente da Prave; Maribel Marques, Presidente da SEMA; Carmo Ambrósio, Coordenadora do GAL Aveiro Norte; Fernando Castro, Presidente da AIDA; Nuno Gonçalves, Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI e Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC.
À Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, António Loureiro deixou um agradecimento especial pelo apoio e atenção que sempre dedicou aos projetos Albergarienses, especialmente no que diz respeito à expansão da Zona Industrial. Isabel Damasceno, por seu lado, afirmou sentir uma grande satisfação por ver um presidente “prestar contas”, uma ação que considera rara entre os portugueses. Na sua intervenção acrescentou que não é possível evoluir se não houver uma preocupação permanente em criar as melhores condições para as empresas progredirem. Com a chegada dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, Isabel Damasceno realçou que é fundamental as empresas, as associações e os próprios cidadãos estarem preparados para utilizar bem os recursos, que vão ser muito mais do que estamos habituados a aplicar. “Ninguém nos perdoará se não aproveitarmos o PRR”.
Ciente dos tempos de grande complexidade e incerteza que vivemos, onde a resiliência e a capacidade de nos adequarmos a uma nova realidade são fatores determinantes para o sucesso, e tendo em conta as linhas estratégias para o novo quadro comunitário Portugal 20|30, o Município de Albergaria-a-Velha já está a trabalhar na definição da nova estratégia municipal.
Esta Estratégia Municipal assenta em 5 eixos de ação. Eixo 1: Educação, Saúde, Ação Social e Habitação; Eixo 2: Ambiente e Mobilidade; Eixo 3: Turismo, Cultura e Desporto; Eixo 4: Desenvolvimento Económico e Eixo 5: Governação.
Alguns números
O Plano de Ação “Albergaria Empreende +”, concebido numa perspetiva plurianual (2014-2020), teve por objetivo desenvolver um ecossistema de suporte ao surgimento e reforço de projetos empresariais de valor acrescentado para a região e que contribuíssem para o crescimento e desenvolvimento inteligente do Concelho. Abarcou três eixos prioritários: Educação e Formação; Empreendedorismo; e Indústria e Internacionalização.
Eixo 1- Educação e Formação
. Programa Empreendedorismo nas escolas – 422 docentes; 4131 alunos; 694 projetos.
. Concurso de Ideias de Negócio – 221 projetos; 601 alunos; 74 docentes.
. Sessões de esclarecimento e divulgação – 23 sessões; 780 participantes.
Eixo 2 - Apoio ao Empreendedorismo
. Newsletter “Albergaria Empreende+” – 53 newsletters; mais de 600 subscritores
. Requalificação da Incubadora de Empresas – 358 363,29 euros; empresas incubadas – 21 (9 em regime virtual); postos de trabalho – 51
. Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego – 122 candidaturas; 67 projetos apoiados; 91 postos de trabalho criados; faturação – superior a 3 milhões de euros; taxa de sobrevivência – 94%
. Gabinete de Inserção Profissional – 878 pessoas colocadas nas empresas
Eixo 3 - Indústria e Internacionalização
. Aumento do índice de ocupação de terrenos industriais de 50% para 70%
. Expansão da Zona Industrial numa área de intervenção com 17 hectares, para 25 lotes; investimento total de 3,7 milhões de euros
. Incentivos fiscais – IMI no valor mínimo de 0,30%; IRS na taxa de 2,75% sobre os rendimentos de pessoas singulares; Derrama com taxa de 1,20% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC e taxa de 0,20% para sujeitos passivos cujo volume de negócios no ano anterior não ultrapasse 150 mil euros.
. Distinções nacionais – PME Líder – 69 empresas; PME Excelência – 28 empresas