- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha voltou a ser a Capital Nacional do Pão
Albergaria-a-Velha voltou a ser a Capital Nacional do Pão
área de conteúdos (não partilhada)Pão de Abóbora, Pão de Deus, Pão com Chouriço… Broa de Milho, Bola de Carne, Regueifa… No Festival Pão de Portugal, uma organização do Município de Albergaria-a-Velha, foi possível conhecer e comprar variedades para todos os gostos, bem como complementos – queijos, enchidos, compotas, mel – para dar outro gosto ao pão nosso de cada dia.
Tendo em conta os constrangimentos sanitários que existem, o evento decorreu este fim de semana num formato mais reduzido na Alameda 5 de Outubro, com 20 expositores e regras de segurança bem definidas. O público, ciente das medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde, foi fluindo pelo Festival ao longo dos dois dias, sem aglomerações.
Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “o Festival decorreu conforme programado, cumprindo as normas sanitárias impostas pela DGS, com testagem a todos os expositores, medição de temperatura e higienização das mãos dos visitantes à entrada, sem nunca o espaço ter excedido a sua capacidade legal de número de visitantes”. O autarca acrescenta que “apesar das novas regras, menor dimensão e nova localização, foi do agrado geral de expositores e visitantes, assinalando assim, pelo oitavo ano consecutivo, o Festival Pão de Portugal, que já é uma marca do território do Concelho de Albergaria-a-Velha”.
Além da venda de pão e complementos, o Festival contou com as já tradicionais sessões de showcooking. Para os mais novos, a Divercook apresentou receitas simples, a confecionar em família. Já os adultos puderam aprender a aproveitar as diferentes variedades de pão para pratos sem complicações com os chefs Hélio Loureiro, Emídio Concha de Almeida e José Mário Lino.
A animação cultural também não faltou nesta edição do Festival Pão de Portugal. No coreto da Alameda 5 de Outubro atuaram artistas e grupos locais, como os Andúria, Chefe Silva, Pascoal Pires, tendo o Fado de Coimbra encerrado o evento com as vozes de José Rui Branco e João Simões.
O Festival, de entrada gratuita, decorreu entre as 10h00 e as 21h00, no sábado, e as 10h00 e as 19h00, no domingo.