- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergarienses tricotaram mais de 1000 quadrados de lã para manta suspensa
Albergarienses tricotaram mais de 1000 quadrados de lã para manta suspensa
área de conteúdos (não partilhada)Após 15 tardes de trabalho dedicado, concretizou-se a junção dos 1027 quadrados de lã tricotados por cidadãos e instituições Albergarienses no âmbito do projeto comunitário “Tricotar Sombra de Esperança”. Agora, a manta suspensa pode ser admirada e desfrutada na Alameda 5 de Outubro, promovendo a fruição do espaço público e o convívio.
Durante a fase final do segundo confinamento, o Município de Albergaria-a-Velha desafiou a comunidade a tricotar quadrados de lã. Entre 10 de maio e 11 junho, cerca de 100 pessoas responderam ao desafio e entregaram mais de um milhar de quadrados com as dimensões de 15cm por 15cm, em ponto largo, com os padrões e as cores que mais gostavam. A Câmara Municipal disponibilizou 120 novelos de lã, mas muitos participantes optaram por utilizar o material que tinham em casa e deram largas à imaginação, acrescentando flores, personagens e logotipos de instituições para animar os padrões já por si bastante coloridos. Após a receção dos quadrados de lã, um grupo de 15 voluntárias dedicou 15 tardes a coser uma manta, cujo resultado final pode ser admirado no centro da cidade.
O projeto, que tinha como principal objetivo quebrar as rotinas de isolamento individual e fomentar a participação da comunidade numa criação artística de arte urbana, resultou numa instalação com mais de 13,5 metros de comprimento e 2 metros de largura, denominada “Sombra de Esperança”.
Este projeto comunitário contou com a participação da comunidade em geral, IPSS, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de carácter privado, Programa Idade Maior, escolas e jardins de infância. Individualmente, em família e institucionalmente, os Albergarienses tricotaram em prol de um alívio das medidas de contenção e contribuíram para criar um novo local de interesse num importante ponto de encontro do Concelho.