- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Utentes do Programa Idade Maior colaboram com projeto europeu
Utentes do Programa Idade Maior colaboram com projeto europeu
área de conteúdos (não partilhada)A Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro convidou os utentes do PIM – Programa Idade Maior do Município de Albergaria-a-Velha para colaborarem no projeto Europeu SHAPES - Smart & Healthy Ageing through People Engaging in Supportive Systems, uma ação de inovação ao abrigo do Programa Europeu de Investigação & Inovação Horizonte 2020.
No âmbito do SHAPES, a Universidade de Aveiro tem em mãos o processo de avaliação de uma tecnologia para dança para pessoas idosas denominada DanceMove. Este sistema é constituído por uma página na internet e um tapete de dança e encontra-se em fase de testes. Até quinta-feira, 21 de outubro, 13 utentes do PIM estão a realizar testes de usabilidade. Após experimentarem o tapete e darem uns “passinhos de dança”, os seniores dão a sua opinião em relação à solução tecnológica.
Para além desta avaliação, os participantes que se mostrem interessados poderão levar o tapete para experimentarem em casa durante oito semanas.
O SHAPES conta com a participação de 36 parceiros de 14 países diferentes e tem como objetivo criar uma plataforma integrada de base tecnológica que reunirá uma vasta gama de soluções digitais centradas na melhoria da saúde, bem-estar e independência dos cidadãos europeus, à medida que envelhecem. Através destas soluções, pretende-se conectar / integrar os contextos de vida do envelhecimento em comunidade, local e familiar, com os sistemas de saúde e de cuidado, contribuindo para a diminuição dos custos económicos associados a hospitalizações e institucionalizações. Estas soluções serão testadas por mais de 2000 seniores nos vários países envolvidos no projeto, de modo a garantir que as mesmas sejam significativas e adequadas a utilizadores de diferentes países e culturas.
Considerando a proximidade geográfica de Albergaria-a-Velha à Universidade de Aveiro e a anterior colaboração ao nível de projetos de investigação dirigidos à população idosa, esta atividade poderá ser uma mais-valia para aumentar a participação da população Albergariense em projetos de investigação, de inclusão digital e promoção de um envelhecimento ativo na comunidade.
O estudo foi aprovado pela comissão de ética da Universidade de Aveiro e está de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados.