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Crianças desenvolvem o autoconhecimento através da “Cidade Minúscula”
área de conteúdos (não partilhada)Durante esta semana cerca de 150 crianças Albergarienses do 2.º ano estão a descobrir “O Espaço” através da revista “Cidade Minúscula”, desenvolvida pela arquiteta Carolina Freitas, em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha. A dinamização da publicação junto das crianças do 1.º Ciclo integra a Agenda Municipal da Educação.
No segundo número da “Cidade Minúscula” o objetivo é desenvolver o autoconhecimento das crianças através de atividades lúdicas e de reflexão. A orientar este processo de autodescoberta está a redação de um diário, preenchido ao longo de um mês, numa hipotética viagem a marte. A publicação inclui ainda a construção de uma base especial, sem sair de casa. Já na primeira edição, sobre a temática “O Recreio”, a postura reflexiva também foi explorada com a sensibilização para a gestão do espaço público, desenvolvendo conceitos como os da mobilidade, sustentabilidade e cidadania.
A “Cidade Minúscula” foi selecionada no âmbito da iniciativa europeia Urbact, integrando o projeto On Board, que assentou essencialmente na criação de uma rede local de inovação em Educação, através do envolvimento de múltiplos agentes relevantes na comunidade educativa e com uma ligação estreita ao setor empresarial local. Para Carolina Freitas, a ideia de uma revista para os mais novos surgiu organicamente com a junção de duas paixões – a arquitetura e a infância. Na sua perspetiva, a arquitetura pode contribuir para uma sociedade melhor; as crianças surgem naturalmente nesta dinâmica, na medida em que os seus contributos devem ser valorizados e deverá existir uma orientação pedagógica na exploração de conceitos tão importantes para a vida em comunidade.
“Queremos oferecer às crianças um espaço para se pensar e idealizar o futuro”, afirma a arquiteta, acrescentado que as gerações do futuro devem estar preparadas para evoluir com responsabilidade, interiorizando conceitos como a sustentabilidade e a inclusão.
A adesão ao projeto “Cidade Minúscula” tem sido muito positiva, com os adultos a quererem também participar na realização dos exercícios lúdicos e de reflexão. Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação, “é uma componente educativa que pretende que as crianças descubram, conheçam e interajam com o meio que as rodeia, com os locais, os edifícios, os serviços, o património, etc. Apercebemo-nos que muitas crianças têm dificuldade em identificar elementos principais e caraterísticas da sua terra, da sua rua, o que pode parecer absurdo... A revista “Cidade Minúscula” pretende criar momentos divertidos de interação com a família e amigos e acrescentar saberes sobre a realidade do local onde cada um habita”.