- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Albergaria-a-Velha assinala Dia Municipal para a Igualdade
Albergaria-a-Velha assinala Dia Municipal para a Igualdade
área de conteúdos (não partilhada)Comemorado a 24 de outubro, sob o lema “Igualdade, Participação e Inclusão”, o Dia Municipal para a Igualdade vai ser assinalado em Albergaria-a-Velha ao longo de quatro dias, até 27 de outubro.
Durante este período, a nível nacional, replicam-se várias iniciativas de cidadania local, que colocam a tónica na igualdade como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas que dão visibilidade a questões como os Direitos das Mulheres, a Violência Doméstica, a Igualdade Salarial, o Combate à Pobreza, o Acolhimento de Migrantes, a Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, a Igualdade de Oportunidades, entre outras.
Em Albergaria-a-Velha vão ser divulgados, através da página de facebook do Município, alguns dados nacionais sobre a Igualdade de Género e Direitos Sociais, Transição Digital e Sustentabilidade Ambiental. Poderão também ser requisitados, na Biblioteca Municipal, diversas obras sobre igualdade, tais como "Alice no país dos negócios", "O espírito da igualdade" destinada ao público juvenil e adultos e, durante o próximo trimestre, o gabinete Ancoragem - Gabinete de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, vai realizar um conjunto de workshops online e presenciais.
O Município de Albergaria-a-Velha encontra-se a desenvolver o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação. Numa primeira fase, os colaboradores municipais foram convidados a responder a um inquérito sobre as práticas internas e, recentemente, todos os Albergarienses são chamados a colaborar, dando a sua opinião, através da resposta ao questionário disponível na página de Internet em https://www.cm-albergaria.pt/viver/plano-municipal-para-a-igualdade-de-genero-e-nao-discriminacao-34, até dia 31 de dezembro.
Atentos à inclusão, foi criado o Programa Incluir +, visando aumentar a resposta às necessidades dos munícipes com deficiência e/ou incapacidade, contribuindo para o pleno desenvolvimento bio-psico-social e consequentemente para a inclusão social. O Programa “Incluir +” contempla as Salas de Snoezelen e de Integração Sensorial, “Incluir + Música”, “Incluir + Desporto” e o Programa de Desporto Adaptado, em parceria com a APPACDM.