- Início
- Municípios
- Anadia
- Requalificação do Centro de Saúde de Anadia
Requalificação do Centro de Saúde de Anadia
área de conteúdos (não partilhada)Ministro da Saúde inaugurou requalificação do Centro de Saúde de Anadia
O ministro da saúde, Manuel Pizarro, acompanhado pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, inaugurou esta segunda-feira, 25 de setembro, a requalificação do Centro de Saúde de Anadia, um investimento superior a um milhão e 200 mil euros comparticipado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
O edifício foi alvo de uma intervenção profunda que teve como intuito a criação de condições físicas para a implementação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar, bem como de um gabinete dedicado à saúde oral e de outro de fisioterapia, dotados dos equipamentos necessários para o seu funcionamento.
Na cerimónia de inauguração, Teresa Cardoso sublinhou que o concelho de Anadia se debate, “há mais de uma década, com sérios constrangimentos no que se refere aos serviços de saúde prestados pelo Serviço Nacional de Saúde”, tendo destacado o encerramento, em 2008, dos serviços de urgência no Hospital José Luciano de Castro de Anadia e, em 2011, o facto de a nova reforma dos cuidados de saúde primários no concelho ter levado ao encerramento de algumas extensões de saúde nas freguesias.
A autarca destacou também a importância da requalificação do Centro de Saúde de Anadia, que veio contribuir para uma “melhoria substancial das condições de funcionamento e de conforto deste equipamento, dotando-o de meios modernos e funcionais que permitiram um acesso aos cuidados primários de saúde com maior qualidade e adaptado às novas exigências”. Deu ainda a conhecer que “o Município está preparado para, dentro em breve, dar início a uma intervenção similar na Extensão de Saúde de Sangalhos”, esperando que “este investimento seja igualmente incluído nos investimentos na área da Saúde, já no próximo aviso de concurso ainda no âmbito do PRR”. “De igual forma” – acrescentou – “estamos determinados em avançar com a requalificação da unidade de saúde em São Lourenço do Bairro”.
A autarca aproveitou ainda a presença do ministro da saúde para destacar “as excelentes condições” que o Hospital José Luciano de Castro tem para poder “dar mais respostas e prestar ainda mais serviços, designadamente com a criação de uma urgência básica de saúde”. Lamentou o facto de a nova Unidade Local de Saúde (ULS) da região de Aveiro “não fazer qualquer menção” a este hospital, que tem acordos com o Serviço Nacional de Saúde e, por conseguinte, com o Ministério da Saúde.
Relativamente à entrada em funcionamento do Balcão Móvel do SNS 24, a edil sublinhou o facto de o serviço ir funcionar na Unidade Móvel de Atendimento de Anadia (UMAA), complementando assim outros serviços que o Município já disponibiliza à população. O Balcão Móvel do SNS 24 irá permitir, entre outras, a marcação de consultas, a renovação de medicamentos e a marcação de teleconsultas.
Maria Teresa Cardoso concluiu a sua intervenção deixando uma palavra de apreço e agradecimento ao ministro da saúde, bem como a todos os profissionais de saúde e outras entidades.
O ministro da saúde, Manuel Pizarro, elogiou “a excelência” e “a qualidade” da obra, que permite “prestar um melhor serviço a todos os anadienses”. Assegurou que o Ministério da Saúde “está empenhado em ajudar o Município de Anadia a deitar mãos à próxima obra”, a requalificação da Extensão de Saúde de Sangalhos, um investimento que ronda os 600 mil euros. “Trata-se de uma obra muito importante pelo facto de ser a zona do concelho onde o crescimento populacional mais se faz sentir”, acrescentou. Manuel Pizarro acredita que, no próximo aviso de concurso do PRR, “a empreitada estará contemplada, para em conjunto podermos avançar com a intervenção”. O ministro concluiu o seu discurso com ainda uma palavra de agradecimento dirigida à presidente da Câmara Municipal de Anadia “pela coragem” que teve em avançar neste caminho da descentralização da saúde.