- Início
- Municípios
- Anadia
- Millèsime - 2.º Encontro Nacional de Espumantes
Millèsime - 2.º Encontro Nacional de Espumantes
área de conteúdos (não partilhada)MILLÈSIME - 2.º ENCONTRO NACIONAL DE ESPUMANTES
23 e 24 de março | Curia Palace Hotel
A 2.ª edição do Millèsime - Encontro Nacional de Espumantes vai ter lugar nos dias 23 e 24 de março, no Curia Palace Hotel, contando com a presença de 45 produtores nacionais. Durante dois dias, a Curia vai ser a “capital” do espumante nacional. Esta iniciativa visa promover os vinhos espumantes produzidos em território nacional, dar a conhecer a região e atrair potenciais turistas à Curia.
Cada produtor terá um espaço próprio para mostra e degustação dos seus espumantes. Além do universo dos espumantes, o visitante poderá ainda usufruir da mostra e venda de iguarias típicas da Região da Bairrada que harmonizam com espumante, nomeadamente Leitão da Bairrada, Rojões da Bairrada, ostras, sushi e doces típicos. Estão ainda previstos alguns momentos de animação no decorrer do evento.
Este evento é inspirado no universo da época dourada dos primeiros anos do século XX, no cenário místico, clássico e grandioso que caracteriza o Curia Palace Hotel.
PREÇO*:
- 1 dia - 10 euros (inclui copo de provas)
- 2 dias - 15 euros (inclui copo de provas)
- provas comentadas - 10 euros (cada prova) - Interessados em participar nas provas comentadas devem efetuar a respetiva inscrição através do endereço eletrónico inscricoes@grandesescolhas.com. As inscrições estão limitadas à capacidade da sala.
* bilhetes à venda no Posto de Turismo da Curia
PRODUTORES:
- ADEGA DE CANTANHEDE
- ADEGA DE FAVAIOS
- ADEGA RAMA
- ALIANÇA
- ANTÓNIO MARINHA VINHOS
- APLAUSO
- ATAÍDE SEMEDO
- BORLIDO
- CABRIZ / CASA DE SANTAR / ENCONTRO
- CAMPOLARGO
- CARVALHEIRA WINECREATORS
- CASA DO CANTO
- CAVE CENTRAL DA BAIRRADA
- CAVES ARCOS DO REI
- CAVES DA MONTANHA
- CAVES PRIMAVERA
- CAVES SÃO DOMINGOS
- CAVES SÃO JOÃO
- FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA
- GALLIUS - BRUTO NATURAL
- GIZ
- IDALO ESTANISLAU WINES - PEDRA SÓ
- JUVÉ Y CAMPS / GARCIAS
- KOMPASSUS BOUTIQUE WINERY
- LUÍS PATO
- MESSIAS
- MURGANHEIRA
- PGA - PEDRO GUILHERME ANDRADE / TRABUCA
- PRIOR LUCAS
- PROVAM
- QUATRO CRAVOS
- QUINTA DA ATELA
- QUINTA DO GRADIL
- QUINTA DA LABOEIRA
- QUINTA DA LAGOA VELHA
- QUINTA DAS BÁGEIRAS
- QUINTA DO ORTIGÃO
- QUINTA DO ROL
- QUINTA DOS ABIBES
- RAPOSEIRA
- REGATEIRO
- RIBEIRO SANTO - CARLOS LUCAS VINHOS
- SOALHEIRO
- VÉRTICE
- VINHA DAS PENICAS
- VINHOS SIDÓNIO DE SOUSA
SABORES:
- Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada
- Confraria dos Rojões da Bairrada
- Padaria dos Olivais
- Padaria e Pasteleria Pão de Deus
- Espumanteria do Parque
GARRAFEIRA: Bohemios Wine
ORGANIZAÇÃO: Município de Anadia em parceria com a revista Grandes Escolhas
MENSAGEM DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA, ENG.ª MARIA TERESA CARDOSO:
“O espumante é um dos ex-libris de Anadia”
Em Anadia, a vinha e o vinho são ancestrais. As primeiras experiências de espumantização foram realizadas na então chamada Escola Prática de Viticultura e Pomologia (agora Estação Vitivinícola da Bairrada). O primeiro espumante natural da Bairrada foi lançado em 1890, pelas mãos do engenheiro José Maria Tavares da Silva, que viu nesta bebida uma oportunidade de negócio. Este processo de industrialização do espumante cresceu fortemente nos anos 20, com o nascimento de dezenas de caves, no concelho e na região. O Museu do Vinho Bairrada, localizado em Anadia, que vale muito a pena visitar, conta esta história ao pormenor.
Hoje, o espumante é um dos ex-libris de Anadia. Destaca-se pela diferença e pela qualidade, reconhecidas a nível nacional e internacional. Anadia é atualmente um dos concelhos onde mais espumante se produz no território português. Só a região da Bairrada é responsável por mais de 50% do espumante nacional. Destes 50%, Anadia produz 75%. A nível nacional, o concelho de Anadia concentra o maior número de profissionais e equipamentos tecnológicos ligados à produção de espumante.
Resumidamente, o passado é notável, o presente é extraordinário e o futuro vislumbra-se promissor. Anadia tem, de facto, condições para se continuar a destacar pelo espumante que produz. O Centro de Investigação do Espumante, instalado na Estação Vitivinícola da Bairrada, em Anadia, é mais uma alavanca para este crescimento.
Por tudo isto, o Município de Anadia criou, em 2023, o Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes. A 1.ª edição foi um sucesso, pela qualidade dos produtores, pelo número de visitantes e pela forma como este encontro sublime encaixou na perfeição num espaço emblemático, encantador, imponente, histórico e, simultaneamente, moderno como o Curia Palace Hotel, um dos mais antigos do país.
Millèsime é o nome dado a espumantes produzidos com uvas de uma só colheita, ou seja, vinhos especiais e de altíssima qualidade. É esta excelência que brinda a 2.ª edição do Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes!