- Início
- Municípios
- Anadia
- MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA CENTRO SOCIAL DE AGUIM EM PROJETO PIONEIRO NO CONCELHO
MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA CENTRO SOCIAL DE AGUIM EM PROJETO PIONEIRO NO CONCELHO
área de conteúdos (não partilhada)
MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA CENTRO SOCIAL DE AGUIM EM PROJETO PIONEIRO NO CONCELHO
O Município de Anadia apoia, nos termos de uma carta de compromisso subscrita no passado dia 16 de setembro, a candidatura do projeto de inovação social para a criação de uma “Unidade Ambulatória de Estimulação Multissensorial” (UAEM), apresentada pelo Centro Social e Cultural Nª Sra. do Ó de Aguim (CSCNSOA) ao instrumento de financiamento “Parcerias para o Impacto”.
De acordo com o documento que a Câmara Municipal de Anadia ratificou na sua reunião de 25 de setembro último, a autarquia compromete-se a cofinanciar a implementação deste projeto, bem como a integrar a equipa multidisciplinar que será responsável pelo acompanhamento técnico respetivo. Este prevê a sinalização e o encaminhamento de idosos das instituições do concelho, a divulgação da informação do projeto, a cedência de estruturas municipais, a recolha de dados gerais na área da demência, a articulação do referido projeto com as entidades da rede institucional do concelho, e apoio técnico especializado pela Equipa do Serviço de Ação Social.
No caso de a candidatura ser aprovada, o projeto será desenvolvido ao longo de três anos e contará com um orçamento de cerca de 85 mil euros, sendo comparticipado em cerca de 70 por cento pelos Fundos Comunitários, através do Portugal 2020, ficando os restantes 30 por cento a cargo de investidores sociais. O Município de Anadia será um desses investidores, financiando esta ação com uma verba até 15 mil euros.
A UAEM, dirigida aos seniores, tem como pretensão retardar a evolução da demência, aumentar a interação social, e diminuir os sentimentos de solidão e depressão. As atividades a realizar passarão por exercícios e jogos cognitivos, em sessões individuais e em grupo, bem como exercícios de estimulação das capacidades motoras, atividades de estimulação multissensorial, passeios de cariz terapêutico ao exterior, e ginástica aquática.
O projeto procurará conseguir uma participação de 25 idosos em cada semestre, devendo cada idoso ser envolvido num mínimo de três atividades por mês, e não se restringirá apenas aos utentes da entidade promotora, o CSCNSOA, uma vez que a sua área de abrangência será alargada aos utentes das restantes instituições sociais do concelho.
Para a sua implementação, será criada uma equipa técnica constituída por uma animadora sóciocultural, uma psicóloga e uma fisioterapeuta. A candidatura prevê ainda a aquisição de uma viatura de nove lugares, adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, para que se possa efetuar o transporte dos utentes.
De salientar que o Município de Anadia tem uma vasta experiência de apoio a projetos de inovação e empreendedorismo social, sendo disso exemplo a realização, em 2018, do evento “Anadia Social”, que teve como objetivo divulgar o trabalho social desenvolvido e implementado no concelho de Anadia, e, desta forma, ser o “motor” de novas aprendizagens e saberes junto das instituições sociais.