- Início
- Municípios
- Anadia
- ANADIA ENTRE OS 25 MUNICÍPIOS AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEIS
ANADIA ENTRE OS 25 MUNICÍPIOS AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEIS
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA ENTRE OS 25 MUNICÍPIOS AMBIENTALMENTE MAIS SUSTENTÁVEIS
O Município de Anadia voltou a conquistar a Bandeira Verde ECO XXI, tendo agora ficado entre os 25 municípios portugueses ambientalmente mais sustentáveis. A distinção, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e que visa reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável, foi entregue em cerimónia realizada na passada sexta-feira, dia 25 de outubro, na Lousã.
O galardão, que comprova que Anadia continua a integrar o pelotão dos municípios mais sustentáveis do país, foi entregue por José Archer, presidente da ABAE, ao vereador com o pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, que se fez acompanhar por José Carlos Cardoso, chefe de divisão da autarquia, e pela técnica do ambiente envolvida no projeto, Catarina Homem. Na ocasião, foi ainda entregue o Diploma ECO XXI 2019 e uma medalha de participação. Anadia obteve uma pontuação próxima dos 70 por cento, o que lhe permitiu integrar o grupo dos 25 municípios ambientalmente mais sustentáveis.
Neste âmbito, a autarquia foi também convidada para apresentar o projeto “Mobilidade sustentável e flexível em Anadia”, considerando a alta pontuação que tem obtido neste indicador. Hugo Fonseca, da Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística do Município de Anadia, apresentou a rede de transporte de passageiros do concelho de Anadia “AnadiaSim”, “B→And - Mobilidade em Bicicleta no Município de Anadia”, e a rede de ciclovias do concelho. Destacou também o posto de carregamento para veículos elétricos existente na cidade de Anadia e de um segundo posto que irá ser criado na Curia até ao final do corrente ano, tendo ainda referenciado outros investimentos que o município tem vindo a realizar na área da promoção da sustentabilidade energética.
Anadia continua a trabalhar a sustentabilidade dos diferentes critérios analisados, sendo seu objetivo consolidar e aumentar ainda mais esta sustentabilidade. A avaliação das ações, práticas e políticas realizadas em diversos domínios baseia-se num sistema de 21 indicadores, desagregados em 65 subindicadores, e é realizada por um conjunto de pessoas e entidades que integram a Comissão Nacional ECOXXI e os seus júris especializados.
As áreas temáticas abrangidas pelos diversos indicadores contemplam os domínios ambiental, social e económico, e vão da educação ambiental ao turismo sustentável, passando pela qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento, mobilidade e ordenamento do território e, ainda, a participação pública, emprego e informação ao munícipe, entre outros. A atribuição da bandeira verde ECOXXI ocorre quando a avaliação global atinge ou ultrapassa os 50%.