- Início
- Municípios
- Anadia
- ENOGASTRONOMIA E TURISMO DE ANADIA PROMOVIDOS EM SANTARÉM
ENOGASTRONOMIA E TURISMO DE ANADIA PROMOVIDOS EM SANTARÉM
área de conteúdos (não partilhada)ENOGASTRONOMIA E TURISMO DE ANADIA PROMOVIDOS EM SANTARÉM
Anadia marcou presença, no passado dia 1 de novembro, no 39.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, onde, na qualidade de “Município Convidado”, teve a oportunidade de dar a conhecer, aos milhares de visitantes, o que de melhor o concelho tem para oferecer nos domínios da enologia, gastronomia e turismo.
O vereador da Câmara Municipal, Ricardo Manão, faz um balanço “bastante positivo” da presença de Anadia no certame, sublinhando que, por parte das pessoas que passaram pelo stand municipal, “houve um feed-back muito interessante”, tendo ainda considerado que “o concelho esteve muito bem representado a vários níveis, conseguindo-se divulgar e promover os principais ícones e iguarias do nosso município”. “Foi uma grande montra para os nossos produtos”, acrescentou.
O tema do certame deste ano foi “A Vinha e o Vinho”, tendo sido nesse âmbito que Anadia, enquanto Capital do Espumante, foi convidada para, durante um dia, se dar a conhecer em diferentes vertentes.
A par da representação no stand institucional, sob o slogan “Anadia, Terra de Paixões”, onde foi feita a promoção das ofertas turística, termal, desportiva e enogastronómica, Anadia marcou também presença junto ao palco principal, com duas barraquinhas onde os visitantes poderiam adquirir espumantes Baga Bairrada, bem como doçaria tradicional, nomeadamente “Fanecos” e “Amores da Curia”, da Padaria dos Olivais, e “Bairradinos” da pastelaria Pão de Deus.
Destaque ainda para a degustação de algumas iguarias bairradinas. Pela hora de almoço, a Nova Casa dos Leitões apresentou o leitão assado à Bairrada, cabidela e iscas de cebolada, tendo sido também apreciadas as sobremesas “Aletria” do restaurante Mugasa e a “Barriga de Freira” da D. Generosa. A meio da tarde, a Escola Profissional de Anadia deu a conhecer três pratos, um de peixe, outro de carne e uma sobremesa, todos confecionados com produtos locais ligados ao vinho e à vinha. Ao início da noite, foi a vez da Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha apresentar as suas principais iguarias, os rojões e a bôla de rojões.
A participação do concelho de Anadia ficou também marcada, em termos de animação, pela atuação, no palco principal, dos grupos Incantus, de Avelãs de Cima, GroovArt, de São Lourenço do Bairro, e “Bate Forte”, grupo de bombos de Vilarinho do Bairro, tendo os dois últimos animado outros pontos do recinto do festival para gáudio dos muitos presentes.