- Início
- Municípios
- Anadia
- ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM ANADIA
ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM ANADIA
área de conteúdos (não partilhada)ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM ANADIA
O Município de Anadia vai promover, no próximo dia 21 de novembro, a partir das 14h00, no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, uma reunião de “stakeholders” tendo em vista a recolha de contributos para a elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas”, no âmbito do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia (PACE).
Neste sentido, a autarquia convidou um conjunto de “atores” de diferentes áreas, com o intuito de auscultar as suas opiniões e sugestões para o desenvolvimento da última fase do plano estratégico, decorrente da adesão do Município de Anadia ao PACE. A reunião é aberta à comunidade, mas carece de inscrição, que deve ser formalizada através do endereço de correio eletrónico ambiente.c.homem@cm-anadia.pt.
Para além desta recolha de contributos, a sessão servirá também para a apresentação do Plano Municipal de Energia e Clima de Anadia, bem como das vulnerabilidades futuras e medidas de adaptação propostas.
De recordar que a Assembleia Municipal de Anadia aprovou, no passado mês de setembro, a adesão do Município de Anadia ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, que tem como principais objetivos promover o desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas.
O PACE foi lançado em 2008, na Europa, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos voluntariamente em alcançar e superar os objetivos da União Europeia para o clima e energia. Em 2014, o Município de Anadia aderiu ao Pacto de Autarcas e ao Mayors Adapt, iniciativas que, no ano seguinte, se uniram oficialmente, criando o PACE, mais ambicioso e abrangente. As cidades signatárias comprometem-se a apoiar ativamente a redução de gases com efeitos de estufa em 40 por cento, até 2030, assim como adotar uma abordagem integrada para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e garantir o acesso a energia segura, sustentável e acessível para todos.
Programa
14h00 – Abertura
14h20 – Apresentação do Plano Municipal de Energia e Clima de Anadia
14h40 – Apresentação de vulnerabilidades futuras e medidas de adaptação propostas
15h30 – Grupos de trabalhos: agricultura, floresta e biodiversidade, turismo, saúde, governação e ordenamento do território, recursos hídricos, setor financeiro, energia e resíduos, e transportes e infraestruturas.
16h15 – Apresentação das conclusões preliminares e encerramento.